Educação, desenvolvimento e deficiência: contribuições de Suchodolski e Vigotski

Neves, Paula Fernandes de Assis Crivello ; Tartuci, Dulcéria

Resumo:

Este trabalho intenta discutir sobre a fundamentação teórica da pesquisa de mestrado em andamento que tem como tema “A educação de crianças de 0 a 10 anos com transtorno do espectro autista (TEA)” tendo em vista a seguinte problemática: Quais as contribuições flosófcas de Suchodolski e Vigotski para a compreensão da educação, do desenvolvimento e da defciência à luz da teoria marxista? O objetivo, portanto, é compreender as discussões flosófcas realizadas por Suchodolski e Vigotski em suas obras clássicas sobre a educação, desenvolvimento e defciência tendo em vista os fundamentos marxistas destacados em suas teorias. Primeiramente discutiremos sobre alguns aspectos das correntes do pensamento pedagógico na história da educação ocidental ligada às transformações das relações de classe social na teoria marxista apresentado por Suchodolski (1976; 2002) e uma segunda parte sobre as implicações do método materialista dialético na compreensão do desenvolvimento humano e defciência apresentada por Vigotski (2000; 2007). Observou-se a importância da contribuição dos autores e suas teorias para pensar uma educação mais humanizadora que
problematize a questão da inclusão de crianças com defciência, especialmente as 
com TEA.
  

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a, t, e, i, c, n, , S, X

DOI: 10.5151/9788580392258-04

Referências bibliográficas
  • DESCARTES, R. O Discurso do Método. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996. DUARTE, N.. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 71, p. 79-115, julho, 2004. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: jun. 2016. DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. Trad. Stphania Matousek. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
Como citar:

NEVES, Paula Fernandes de Assis Crivello; TARTUCI, Dulcéria; "Educação, desenvolvimento e deficiência: contribuições de Suchodolski e Vigotski", p. 51-64. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-04