O desenho e a metodologia de pesquisa
Retorta, Miriam Sester
Resumo:
Baseada nas pesquisas mais recentes de Alderson, Wall (1993), Bailey (1996), Cheng (2003), Watanabe (2003) e Curtis (2003), Gimenez (1997, 1998, 1999) e Scaramucci (1999 b, c, 2002 a, b, 2004 a,b), optei por um desenho de pesquisa qualitativa interpretativista, utilizando procedimentos e instrumentos típicos da etnografa, tais como observação em sala de aula com diário, entrevistas, questionários e seleção de documentos. A coleta de dados ocorreu ao longo de seis meses. A partir da coleta, decidi triangular1 os dados das diversas fontes investigadas para que pudesse obter uma visão do fenômeno em suas várias perspectivas, tanto em relação ao que se pode observar na sala de aula, quanto às percepções dos sujeitos envolvidos. A triangulação dos dados obtidos das várias fontes contribuiu para estabelecer uma maior
confabilidade a este estudo, uma vez que a subjetividade da interpretação de uma única fonte dá lugar à intersubjetividade das interpretações possíveis sobre as várias fontes investigadas.
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DOI: 10.5151/9788580391541-03
Como citar:
RETORTA, Miriam Sester; "O desenho e a metodologia de pesquisa", p. 87-124. Efeito retroativo do vestibular da Universidade Federal do Paraná no ensino de língua inglesa em nível médio no Paraná: uma investigação em escolas públicas, particulares e cursos pré-vestibulares - 2ª edição. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580391541, DOI 10.5151/9788580391541-03