O Aporte do Conceito de Trajetória Documental para Análise do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática

Rocha, Katiane de Moraes;

Resumo:

Gueudet e Trouche (2008), no âmbito da Abordagem Documentaldo Didático evidenciaram o papel dos recursos para e no trabalho do professor,sendo esse considerado como o responsável pela própria produção e utilização derecursos. Nessa perspectiva, o professor não é somente um utilizador derecursos, mas sim, um criador ou designer de recursos, considerando que mesmo omais simples uso passa por um processo de ressignificação do professor, queagrega ao recurso seus conhecimentos. Neste capítulo, nós nos apropriamos dessaperspectiva para refletir sobre como essa produção e utilização de recursos setransformam ao longo da carreira de um professor de matemática.

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DOI: 10.5151/9786555500813-02

Referências bibliográficas
  • BLANCHET, A.; GOTMAN, A. L’entretien: l’enquête et ses méthodes. Paris: Nathan, 1992. FLECK, L. Genèse et développement d’un fait scientifique. Paris: Editions Les Belles Lettres, 2005. GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Do Trabalho documental dos professores: gênesis, coletivos, comunidade. O caso da matemática (Tradução de Katiane de Moraes Rocha). EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. 6, p. 1-43, 2008.
Como citar:

ROCHA, Katiane de Moraes; "O Aporte do Conceito de Trajetória Documental para Análise do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática", p. 41 -64. In: Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500813, DOI 10.5151/9786555500813-02