“Entendeu ou quer que Desenhe?”: Metáforas Multimodais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa

Gonçalves-Segundo, Paulo Roberto; Isola-Lanzoni, Gabriel; Weiss, Winola;

Resumo:

Preparar as/os alunas/os para serem produtoras/es e leitoras/es críticas/os e proficientes de textos materializados em práticas discursivas e sociais diversas constitui um dos objetivos centrais do ensino de português como língua materna na escola. Enquanto, na década de 1990 e nos anos 2000, discutia-se o lugar das práticas orais e escritas no ensino escolar – com a crítica ainda válida acerca do reduzido espaço da oralidade no ensino básico (NONATO, 2018, 2019) –, na última década, com o avanço tecnológico tanto em termos de hardware quanto de software, com a penetração da internet de banda larga e das redes 3G e 4G e com a facilidade de acesso a dispositivos móveis, como os smartphones, são as práticas multimodais – que associam o verbal ao pictórico e ao musical, dentre outras possibilidades – que têm ocupado um espaço central não só na vida cotidiana, como também na institucional.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394085-02

Como citar:

GONçALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; ISOLA-LANZONI, Gabriel; WEISS, Winola; "“Entendeu ou quer que Desenhe?”: Metáforas Multimodais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa", p. 31 -56. In: Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394085, DOI 10.5151/9788580394085-02