Deliberação e formação crítico‑colaborativa de professores/as
FIORI-SOUZA, Adriana Grade ; Mateus, Elaine
Resumo:
Este artigo investiga uma experiência crítico-colaborativa de formação de professores/as como prática social potencializadora de diálogos deliberativos e desencapsuladora do poder de ação. Os dados decorrem da prática de ensino colaborativo, realizada em 2012, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid (CAPES, 2010), em um subprojeto de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2011). O recorte apresentado sintetiza a análise de transcrições de áudio de três reuniões envolvendo cinco professoras licenciandas, uma professora colaboradora, um professor supervisor e uma professora coordenadora, responsáveis pela prática de ensino colaborativo de língua inglesa junto a quatro turmas do 3o ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Londrina. Com base nos construtos teóricos da argumentação prática, os resultados indicam a deliberação, analisada em suas manifestações discursivas, como elo entre as estruturas sociais mais estáveis e a
agência dos/as participantes, isto é, como elemento constitutivo de novos espaços nos quais professores/as e estudantes podem experimentar conflitos, engajamento e transformação.
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DOI: 10.5151/9788580392708-02
Como citar:
FIORI-SOUZA, Adriana Grade; MATEUS, Elaine; "Deliberação e formação crítico‑colaborativa de professores/as", p. 37-56. Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392708, DOI 10.5151/9788580392708-02