Multiletramentos e Formação Docente: Situando Conceitos para o Design de Propostas no Ensino de Língua(gem)

Farias, Jailine Mayara Sousa de;

Resumo:

Atualmente temos observado uma vasta produção de pesquisas, aplicações didáticas, materiais etc., que se apresentam como filiados a uma abordagem pautada nos multiletramentos. No contexto brasileiro, isso se intensificou ainda mais em decorrência dos últimos documentos orientadores do ensino – a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2018) e a elaboração de currículos locais –, os quais incorporam algumas ideias advindas da proposta teórico-pedagógica dos multiletramentos. Essas ideias foram apresentadas no texto seminal publicado em 1996, recentemente traduzido para a língua portuguesa (GRUPO NOVA LONDRES, 2021), que ficou conhecido como “Manifesto dos Multiletramentos”.

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DOI: 10.5151/9786555501995-01

Referências bibliográficas
  • KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. São Paulo: Editora da Unicamp, 2020. LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Sampling “the New” in New Literacies. In: LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele (eds.). New Literacies Sampler. Peter Lang Publishing, New York, 2007b, p. 1-25. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: Marcuschi, Luiz Antônio; DIONISIO, Angela Paiva (orgs.). Fala e escrita. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Como citar:

FARIAS, Jailine Mayara Sousa de; "Multiletramentos e Formação Docente: Situando Conceitos para o Design de Propostas no Ensino de Língua(gem)", p. 17 -38. In: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-01