Educação Fora da Caixa: Um Estudo de Caso da Rede de um Movimento de Inovação na Educação

Silva, Renata Oliveira da; Souza, Márcio Vieira de;

Resumo:

Com a flexibilidade amparada pelas TIC, as redes transformaram o cenário educacional através de atores mais conectados no progresso da informação.Considerando o desenvolvimento do ecossistema tecnológico e inovador catarinense, o estudo, expôs o objetivo de compreender como se constitui a rede Educação Fora da Caixa no estado de Santa Catarina (SC) e como ocorrem as suas coproduções. A pesquisa se constituiu como um estudo de caso, de abordagemqualitativa. O método para a coleta de dados do trabalho se estabeleceu, principalmente, nas informações decorridas das entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 atores da rede pesquisada. Esses dados foram interpretadoscom base na análise de conteúdo – dividida em categorias – de Bardin (1977) e pela Metodologia de mapeamento de rede constituída, originalmente, por sete passos de Souza (2016). Como um dos resultados da pesquisa, foi possível identificar como acontecem as relações na rede, sobretudo, pela relevante visão dos atores que a compõem. Por conseguinte, entre as considerações traçadas naanálise da rede, identificou-se que ela apresenta a necessidade de formalização, no sentido de sua constituição legal. Essa possibilidade apresentou-se como uma maneira possível de fortalecer o movimento e ampliar as suas conexões, bem como fomentar financiamentos para a evolução do movimento. Deste modo, estudo se justifica como uma forma de retorno dos resultados investigados para rede e seus autores.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394269-01

Referências bibliográficas
  • ALVES, J. B. M. Teoria Geral de Sistemas: em busca da interdisciplinaridade. Florianópolis: Instituto Stela, 2012. ARAÚJO, U. F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD - Educação Temática Digital: 2011, iss. 12, p. 31-48. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Como citar:

SILVA, Renata Oliveira da; SOUZA, Márcio Vieira de; "Educação Fora da Caixa: Um Estudo de Caso da Rede de um Movimento de Inovação na Educação ", p. 23 -52. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-01