O Processo de Ensino-aprendizagem de Leitura e de Escrita sob o Viés Retórico-argumentativo
Navarro, Aidil Soares ; Sbroggio, Fernanda Martin
Resumo:
Este capítulo discorre sobre perspectivas retórico-argumentativas para o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ensino básico. Por ser a escola, e mais precisamente a sala de aula, um espaço comunicativo, no qual as relações são mediadas pela linguagem, as estratégias discursivas e persuasivas postuladas pela retórica podem contribuir para elucidar como se dá a construção desses processos discursivamente. A retórica aristotélica tinha como foco o emprego da linguagem falada,
57 downloads
DOI: 10.5151/9788580393675-01
Referências bibliográficas
- ARISTÓTELES [384-322 a.C]. Arte retórica e arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. 14 ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão.
- 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. Trad. Adail Sobral, Angela Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, Pietra Cunha. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Como citar:
NAVARRO, Aidil Soares; SBROGGIO, Fernanda Martin; "O Processo de Ensino-aprendizagem de Leitura e de Escrita sob o Viés Retórico-argumentativo", p. 13-22. Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-01