O Processo de Ensino-aprendizagem de Leitura e de Escrita sob o Viés Retórico-argumentativo
Navarro, Aidil Soares; Sbroggio, Fernanda Martin;
Resumo:
Este capítulo discorre sobre perspectivas retórico-argumentativas para o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ensino básico. Por ser a escola, e mais precisamente a sala de aula, um espaço comunicativo, no qual as relações são mediadas pela linguagem, as estratégias discursivas e persuasivas postuladas pela retórica podem contribuir para elucidar como se dá a construção desses processos discursivamente. A retórica aristotélica tinha como foco o emprego da linguagem falada,perante uma multidão reunida em praça pública, a fim de obter a adesão desses espíritos a uma determinada tese, e dessa forma utilizava-se do discurso oral, servindo-se especialmente dos recursos da eloquência e da oratória. A Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), debruça-se sobre a linguagem escrita, preocupando-se mais diretamente com a estrutura da argumentação escrita. Ambas fundamentam as teorias sociorretóricas, de Charles Bazerman (2015), sobre leitura e escrita comoatividades sociais situadas, em que a compreensão de gênero é essencial à construção da situação comunicativa pelo escritor e pelo leitor.
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DOI: 10.5151/9788580393675-01
Referências bibliográficas
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ARISTÓTELES [384-322 a.C]. Arte retórica e arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. 14 ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão.
3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. Trad. Adail Sobral, Angela Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, Pietra Cunha. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Como citar:
NAVARRO, Aidil Soares; SBROGGIO, Fernanda Martin;
"O Processo de Ensino-aprendizagem de Leitura e de Escrita sob o Viés Retórico-argumentativo",
p. 13 -22.
In:
Retórica, Escrita e Autoria na Escola.
São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675,
DOI 10.5151/9788580393675-01