O Tratamento do Componente Gramatical nos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino: Breve Diagnose

Vieira, Silvia Rodrigues; Durval, Luiz Felipe da Silva;

Resumo:

A diagnose do tratamento de temas gramaticais nas escolas públicas do Rio de Janeiro parte do pressuposto de que é preciso ter conhecimento das orientações curriculares e da abordagem que se tem praticado, a fim de subsidiar a proposta de estratégias didáticas produtivas para o trabalho com o componente linguístico. Com os objetivos de descrever e analisar o tratamento dispensado a conteúdos gramaticais em geral e, mais especificamente, aos relacionados ao plano da variação linguística, foi feito um levantamento de dados no material didático elaborado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, os chamados Cadernos Pedagógicos. A diagnose do tratamento dos dados foi feita em duas etapas: primeiramente (Seção 1), houve uma observação mais generalizada do componente estrutural nos cadernos direcionados ao 6º ano do Ensino Fundamental dos anos de 2014 e 2015; em segundo lugar (Seção 2), foi realizada uma análise mais detalhada do componente gramatical no 6º e 9º ano do material referente ao ano de 2016.

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DOI: 10.5151/9788580393354-01

Como citar:

VIEIRA, Silvia Rodrigues; DURVAL, Luiz Felipe da Silva; "O Tratamento do Componente Gramatical nos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino: Breve Diagnose", p. 7 -22. In: Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393354, DOI 10.5151/9788580393354-01