ISBN: 9788580391572

Páginas: 314

DOI: DOI 10.5151/9788580391572

Contribuição e elementos para um metamodelo empreendedor brasileiro

Bezamat de Souza Neto


Esta dissertação pretende contribuir com elementos para a discussão de uma categoria teórica denominada "Empreendedorismo" e, em especial, um certo "Empreendedorismo por Necessidade" - muito comum e "incompreendido" por aqui.

Nesta discussão pretende-se também conformar uma certa "Empreendedologia" (Entreprenology) e, em especial, uma "Empreendedologia Brasileira" ao apontar um metamodelo de empreendedor brasileiro: o virador - aquele que se vira.

Percebe-se, até pela novidade do assunto além da enorme relevância dada ao tema "Empreendedorismo" atualmente no Brasil, que a discussão atual no campo acadêmico está impregnada pela adoção acrítica de modelos estrangeiros de pouca "adaptabilidade" ao nosso contexto social, econômico e cultural. Busca-se então articular tais diferenças no sentido de balancear perdas e danos de forma relativizada, sem confrontos.

Enfim, percebe-se também que as transformações do capitalismo contemporâneo encontram mais afinidades com outras éticas e racionalidades do que com culturas originárias do protestantismo ascético. Na verdade, essa hipótese atesta a atualidade, a contemporaneidade da intuição de Max Weber. E essa hipótese também, evidentemente, tem claras implicações para o caso brasileiro.