Psicologia e EJA: aproximações em busca de novas possibilidades de vida
BARCELOS, Tânia Maia; ANDRADE, Carine Almeida; PÓVOA, Micaela Brandão; RIBEIRO, Wanderson dos Santos; SILVA, Elilany Elias;
Resumo:
Esse trabalho visa apresentar as experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Psicologia da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Maria das Dores Campos, em 2014, buscando incentivar a docência na área e contribuir com os processos de formação dos estudantes. As aproximações com a Educação de Jovens e Adultos levaram a conhecer as trajetórias, as formas de convivência, as perspectivas dos alunos e a perceber a urgência de outras possibilidades de vida no ambiente escolar, marcado por cansaço, desânimo e diferentes formas de exclusão social. Realizamos sete encontros com os alunos do último semestre e a metodologia utilizada foi a roda de conversa por meio de textos literários, músicas, vídeos e filme brasileiro. Tais recursos ajudaram a pensar questões significativas da produção de subjetividade e a arejar a sala de aula, propiciando momentos de alegria, afirmação do presente e ressignificação de histórias de vida. Nesse processo, construímos diálogos que poderão despertar novos caminhos e trajetórias profissionais. Com esse trabalho, percebemos a importância do PIBID para a formação do professor de Psicologia e do psicólogo, que tem enfrentado desafios urgentes na tentativa de compreender os processos educativos e psicossociais no contexto da atualidade.
0:
Palavras-chave: Psychology, EJA, PIBID, Subjectivity,
DOI: 10.5151/9788580391664-18
Como citar:
BARCELOS, Tânia Maia; ANDRADE, Carine Almeida; PÓVOA, Micaela Brandão; RIBEIRO, Wanderson dos Santos; SILVA, Elilany Elias;
"Psicologia e EJA: aproximações em busca de novas possibilidades de vida",
p. 313 -328.
In:
Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras.
São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664,
DOI 10.5151/9788580391664-18