ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR E A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Araújo, Diego Rodrigues de; Santos, Cristiane da Silva;

Resumo:

Estudos realizados com os professores que atuam na Educação Básica com alunos com deficiência revelam o despreparo para lidar com esse público alvo da Educação Especial. Esta pesquisa analisa a formação e a organização da prática pedagógica do docente do Ensino Superior formador de professores para atuar na Educação Básica à luz das políticas públicas de inclusão escolar dos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se dois tipos de delineamentos, o documental e o de campo de caráter crítico-descritivo. O universo do estudo compreendeu os docentes efetivos do Curso de Educação Física e Pedagogia da Regional Catalão/UFG, envolvendo seis docentes que atuam com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e que Coordenam o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, mediante entrevistas semiestruturadas e respectivas análises de conteúdo. Esperamos com este estudo aprofundar os debates referentes a esta temática bem como ampliar as discussões dos processos de produção de conhecimento nessa área, visando com isto auxiliar os administradores das Universidades brasileiras na tomada de decisões políticas acerca do assunto.

Capítulos - PARTE II - Educação:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap19

Referências bibliográficas
  • BARAÚNA, S. M.; SILVA, V. A. Saberes e formação pedagógica: pensando a prática da docência universitária. In: FONSECA, S. G. (Org.). Currículos, saberes e culturas Escolares. Campinas, SP, Alínea, 2007.
    BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: Andlt;http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf.Andgt;. Acesso: 30 jul. 2014. ______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CP n.009/01. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 08 de maio de 2001.
    ______. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Deficiente (CORDE), e da Secretaria de Educação Especial/MEC (SESP). Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, 1994.
    COSTA, A. S. F.; SAMPAIO, I. M. A construção da identidade docente no ensino superior e os desafios educacionais no mundo globalizado. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE. 2007. Uberlândia, MG. Anais... Uberlândia: FACED Linha de Políticas e Gestão da Educação/UFU, 2007.
    EDLER CARVALHO, R. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 8. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
    LORO, G. L.. Segredos e mentiras do currículo: Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: _____. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000. p. 37-57.
    MASETTO, M. (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
    MENICUCCI, M. do. C. Núcleo de apoio à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais – PUC minas. In: II ENCONTRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR INCLUSIVAS. 2007. Anais Eletrônicos... Belo Horizonte: PUC, 2007.
    MOREIRA, L. C. In(ex)clusão na universidade: o aluno com necessidades educacionais especiais em questão. Revista de Educação Especial, Santa Maria, n. 25, p. 37-47, 2005.
    SANTOS, C. da. S. Políticas de acesso e permanência de alunos com deficiência em universidades brasileiras e portuguesas. 375f. 2013. Tese (Doutorado em Educação), PPGED/FACED/UFU, Uberlândia –MG, 2013.
    SILVA, L. C. da. Políticas públicas e formação de professores: vozes e vieses da educação inclusiva. 2009. 251. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. TRIVIÑOS, A.N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
    VITALINO, C. R.; MANZINI, E. J. A formação inicial de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: ______. (Org.) Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: EDUEL, 2010. p. 49-112.
Como citar:

ARAúJO, Diego Rodrigues de; SANTOS, Cristiane da Silva; "ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR E A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA", p. 321 -338. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap19