A cor da ternura: o desafio de ser professor negro na educação atual do sudeste goiano

PAULA, Janaína Nayara de;

Resumo:

Este texto esboça uma proposta de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) – Mestrado Profissional: História, Cultura e Formação de Professores da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, cujos objetivos são: mostrar a condição de professores negros nas escolas do sudeste goiano, tentando, a partir desses espaços, problematizar a questão do racismo no Brasil, a relação entre o professor negro e a educação, bem como seu papel como educador nas escolas. Assim, a proposta metodológica analisa a importância da história dos professores negros no sudeste goiano, considerando suas histórias de vida, práticas didáticas e desafios encontrados na formação acadêmica e atuação em sala de aula. Dessa forma, a discussão proposta pretende, também, enfrentar os embates no que diz respeito a ausência dessa reflexão nas escolas e na própria Academia, nas quais a população negra está sujeita à discriminação e ao racismo.

0:

This paper outlines the proposal of a survey we conducted in PPGH – Professional Masters: History Culture and Teacher Training of the Federal University of Goiás Regional Catalão, whose objectives are: to show the condition of black teachers in Goiás southeastern schools, trying from these spaces, discuss the issue of racism in Brazil, the relationship between black and teacher education as well as their role as educators in schools. Thus, the methodological approach is to analyze the importance of black history teachers in Goiás southeast from their life stories, teaching practices and challenges encountered in academic and performance in the classroom. Thus, the discussion proposal also intends to address the conflicts in that regard the absence of this reflection in schools and even in the gym, where the black population is subject to discrimination and racism.

Palavras-chave: black teachers, racism, discrimination,

DOI: 10.5151/9788580391664-01

Como citar:

PAULA, Janaína Nayara de; "A cor da ternura: o desafio de ser professor negro na educação atual do sudeste goiano", p. 21 -38. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-01