Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária - Vol. 1
Baixar PDF Completo
68 downloads
Pré-Textuais
Capítulos
-
Open Access
04 - MÍDIAS DIGITAIS, GLOBALIZAÇÃO, REDES E CIDADANIA NO BRASIL
PDF - p.15-46
-
Open Access
05 - MÍDIA, CRIATIVIDADE E INCLUSÃO CULTURAL
PDF - p.47-60
-
Open Access
06 - WEB RÁDIO: “ONDAS” SEM FRONTEIRAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
PDF - p.61-74
-
Open Access
07 - WEB RÁDIO: ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E COMUNITÁRIA
PDF - p.75-82
-
Open Access
PDF - p.83-103
-
Open Access
09 - REDES SOCIAIS E AMBIENTES VIRTUAIS: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
PDF - p.105-120
-
Open Access
10 - RECURSOS DIGITAIS, AVA E MOOCS: EXPERIMENTAÇÕES E REFLEXÕES PARA ATUALIDADE
PDF - p.121-128
-
Open Access
11 - DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E MOOCs: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR
PDF - p.129-138
-
Open Access
12 - ANÁLISE DE USABILIDADE EM MOOCS (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
PDF - p.139-152
-
Open Access
PDF - p.153-167
Pós-Textuais
-
Open Access
PDF - p.168-170
Diversos movimentos e iniciativas para inovar a educação têm sido debatidos, testados e aplicados. Sob essa perspectiva, o presente livro propõe uma coletânea de estudos realizados pelo grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq e do Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia/UFSC) e seus parceiros (LED/UFSC, PPGEGC/UFSC, LEDi/UDESC). Este trabalho resgata, sistematiza e reflete sobre conceitos e projetos de extensão e pesquisa em mídias digitais, redes sociais e educação em rede realizados pelo grupo. Tudo isto dentro de um contexto de mídia, educação, inovação e conhecimento, título desta coleção que temos o orgulho de inaugurar.
Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com a web, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar para trás. Os modelos híbridos, os desafios metodológicos de educação em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas
sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.
- Esteves, Paulo Cesar Leite
- Fialho, Francisco Antonio Pereira
- Giglio, Kamil
- Lemos, Robson Rodrigues
- Lunardi, Giovani M.
- Ogliari, Celso Luiz
- Silva, Solange Cristina Da
- Silva, Solange Maria Da
- Simon, Rangel Machado
- Souza, Márcio Vieira de
- Souza, Rayse Kiane De
- Spanhol, Fernando José
- Veloso, Gabrielli Ciasca