Mecânica do Contato entre Corpos Revestidos - Vol. 1
Baixar PDF Completo
36 downloads
Pré-textuais
-
Open Access
00 - Agradecimentos, sumário e resumo
PDF - p.1-18
Capítulos
-
Open Access
PDF - p.19-24
-
Open Access
PDF - p.25-36
-
Open Access
03 - Método dos elementos finitos
PDF - p.37-44
-
Open Access
PDF - p.45-60
-
Open Access
PDF - p.61-96
-
Open Access
PDF - p.97-100
Apêndice
-
Open Access
07 - Referências bibliográficas e sobre o autor
PDF - p.101-104
A utilização de corpos revestidos sujeitos a tensões de contato é uma opção importante para a redução do desgaste superficial em órgãos humanos, discos rígidos e até elementos de máquinas, como rolamentos com esferas ou roletes. Entretanto, falhas podem ocorrer quando esses corpos estão em contato, principalmente por escoamento plástico excessivo, fratura ou delaminação do revestimento de substrato.
Este livro é indicado como bibliografia complementar para mestrandos em Engenharias IV e Engenharia Mecânica, nas disciplinas Similitude em Engenharia e Elementos Finitos, além de servir de apoio para alunos de graduação em Engenharia Mecânica, nas disciplinas Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Elementos Finitos e Materiais de Construção Mecânica.
No estudo que deu origem a este livro, considerando que uma interface idealmente perfeita existe entre o substrato e seu revestimento, o autor realizou uma análise bidimensional da distribuição das tensões de contato que surgem quando um semiplano infinito e revestido vai ao encontro de um indentador elástico e cilíndrico.
Três tipos de materiais foram utilizados como revestimento: bronze, cerâmica (SiC) e aço. Os resultados serviram para a investigação do que ocorre no campo de tensões sempre que há variação nos seguintes parâmetros: espessura da camada de revestimento, propriedades mecânicas dos materiais e coeficiente de atrito entre o revestimento e o indentador.
Os resultados demonstram que quando o coeficiente de atrito é menor que 0,15, há uma influência muito pequena da força tangencial no campo das tensões de contato e que há uma espessura ótima de camada quando o substrato é revestido com cerâmica, ao se manter constante o coeficiente de atrito. Nesse caso, o substrato é melhor protegido pelo revestimento.