Língua, Literatura e Ensino
Baixar PDF Completo
Pré-textuais
Open Access
0000 - Folha de Rosto, Ficha Catalográfica, Sumário e Apresentação
PDF - p.1-8
Capítulos
Open Access
PDF - p.9-22
Open Access
0002 - IMAGENS DE ATORES SOCIAIS, PAPÉIS E IDENTIDADES NA POESIA DE MARIA ANTONIETA TATAGIBA
PDF - p.23-36
Open Access
0003 - LEITURA LITERÁRIA E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM
PDF - p.37-48
Open Access
0004 - REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE UMA CULTURA CLÁSSICA
PDF - p.49-58
Open Access
0005 - ENTRE A LINGUÍSTICA E A LITERATURA: PERCURSOS INTERDISCIPLINARES
PDF - p.59-66
Open Access
PDF - p.67-74
Open Access
0007 - O ENSINO DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA PARATÓPICA
PDF - p.75-84
Open Access
0008 - LITERATURA, DESCOBERTA E COGNIÇÃO
PDF - p.85-98
Open Access
0009 - A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DO DISCURSO LITERÁRIO
PDF - p.99-116
Pós-Textuais
Open Access
PDF - p.117-118
No exercício profissional escolar, são comuns indagações deprofessores, geradas por insegurança em trabalhar com metodologias e comestratégias de apoio, que beneficiem seu estudo e de seus alunos sobre discursoliterário, cuja materialidade linguística demanda do leitor, concomitantemente,conhecimentos de língua, de literatura e de outras áreas, tais como, a História,a Sociologia, a Filosofia, as Artes, a Psicologia, entre outras. Neste sentido,pesquisadores, professores e mesmo alunos têm levantado dúvidas sobre a maneiramais producente e eficaz de intervenção e organização nas práticas pedagógicaspara o ensino de língua e de literatura. Nesse viés pontual, os capítulos, queaqui se publicam, procuram, em primeiro lugar, atender àquelas indagações legítimas,e, por conseguinte, buscam promover a diluição das fronteiras entre língua,literatura e ensino, propondo leituras, discussões e análises de poemas das maisdiversas realidades históricas, culturais e ideológicas. Passamos, então, aapresentar o teor de cada estudo.