Mulheres, linguagem e poder: estudos de gênero na sociolinguística brasileira
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Pré-textuais
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0000 - Folha de Rosto, Ficha Catalográfica, Sumário e Apresentação
PDF - p.1-8
Introdução
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PDF - p.7-16
Capítulo
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0001 - (Re)Discutindo Sexo/Gênero na Sociolinguística
PDF - p.17-74
Capítulos
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PDF - p.9-22
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0002 - IMAGENS DE ATORES SOCIAIS, PAPÉIS E IDENTIDADES NA POESIA DE MARIA ANTONIETA TATAGIBA
PDF - p.23-36
Capítulo
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0002 - Sobre o significado identitário na Sociolinguística: a construção do gênero
PDF - p.75-90
Capítulos
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0003 - LEITURA LITERÁRIA E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM
PDF - p.37-48
Capítulo
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0003 - Língua, Cultura e Identidade em Floriánopolis: as Rendeiras e suas cantigas
PDF - p.91-108
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PDF - p.109-128
Capítulos
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0004 - REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE UMA CULTURA CLÁSSICA
PDF - p.49-58
Capítulo
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0005 - Variável sexo/gênero e alternâncias fonético-fonológicas em falares do Rio Grande do Sul
PDF - p.129-150
Capítulos
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0005 - ENTRE A LINGUÍSTICA E A LITERATURA: PERCURSOS INTERDISCIPLINARES
PDF - p.59-66
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PDF - p.67-74
Capítulo
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0006 - Interação entre Sexo/Gênero e classe social no uso variável da concordância verbal
PDF - p.151-168
Capítulos
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0007 - O ENSINO DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA PARATÓPICA
PDF - p.75-84
Capítulo
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PDF - p.169-187
Capítulos
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0008 - LITERATURA, DESCOBERTA E COGNIÇÃO
PDF - p.85-98
Capítulo
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0008 - A variável sexo/gênero e o uso de marcadores discursivos no oeste de Santa Catarina
PDF - p.189-208
Capítulos
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0009 - A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DO DISCURSO LITERÁRIO
PDF - p.99-116
Capítulo
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0009 - Marcas linguísticas de polidez e sexo/gênero
PDF - p.209-224
Pós-Textuais
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PDF - p.117-118
Capítulo
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0010 - Estratégias de indeterminação do sujeito: polidez e relações de gênero
PDF - p.225-238
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0011 - O poder e a solidariedade em cartas femininas do Seridó Potiguar
PDF - p.239-252
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0012 - Relações de gênero e formas de tratamento em uma comunidade religiosa
PDF - p.254-266
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PDF - p.267-290
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PDF - p.291-304
Como aproximar o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa, da Língua e da Linguística na sala de aula? Como conectar os estudantes ao mundo de linguagem sugerido pelos textos literários de diferentes épocas e lugares? Como tornar presentes os contextos que cada produto literário flagra ficcionalmente em sua linguagem singular? Essas indagações comuns na experiência de ensino têm sido ouvidas por um número cada vez mais sensível de estudiosos preocupados em tornar ainda mais curto o caminho por vezes pedregoso entre a sala de aula e a leitura de literatura, sempre língua, sempre linguagem, sempre discurso.
Uma das questões mais relevantes no cenário acadêmico atual de Letras (Linguística e Literatura) tem sido a da diluição das fronteiras entre essas áreas e a da Educação. Em que pese a obviedade dessa preocupação – considerado o fato de que boa parte dos Cursos de Letras brasileiros é licenciatura –, sabe-se que, por muito tempo, os estudos linguísticos, literários e pedagógicos foram tratados como escaninhos estanques, sem fluidez, sem ramificações que pudessem dar aos alunos do Ensino Básico e Superior a noção imprescindível de que esses conhecimentos se interpenetram e se complementam na sua formação. Com as novas diretrizes federais de educação, expressas em Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e em programas e ações que visam ao aprimoramento da Educação brasileira, os pesquisadores têm atentado mais para as relações estreitas que as áreas de Letras e de Educação demandam. Neste sentido, não basta tornar presentes, nas salas de aula, as leituras de textos literários por si mesmos, como se estes não mediassem em sua linguagem – além de intertextos da própria
tradição literária – contextos, discursos, ideologias.
Os capítulos que aqui se publicam procuram justamente atender àquelas indagações, e diluir ainda mais essas fronteiras entre Língua, Literatura e Ensino, propondo reflexões e leituras de textos literários das mais diversas realidades históricas e culturais. O objetivo é atrair os professores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas; cativá-los para um percurso em que esses textos sejam observados como caleidoscópio discursivo, em que diversas linguagens e representações se organizam, iluminando os leitores que se dediquem a mirá-lo.
- ANDRADE, Thais Regina Conceição de
- Araujo, Andréia Silva
- Azevedo, Lilian KeideArnhold de
- Bastazin, Vera
- Battisti, Elisa
- Bertozzo, André Fabiano
- Bragança, Marcela Langa Lacerda
- Cano, Márcio Rogério de Oliveira
- Cunha, Gustavo Ximenes
- Ferreira, Anderson
- Freitag, Raquel Meister Ko.
- Lara, Claudia Camila
- Lisboa, Carla Mirelle Matos
- Mangabeira, Andréa
- MENDONÇA, Josilene de Jesus
- Moraes, Carlos Eduardo Mendes de
- Müller, Nathalia
- NASCIMENTO, Jaqueline dos Santos
- Nascimento, Jarbas Vargas
- Oushiro, Livia
- Rufino, Janaína de Assis
- SANTANA, Cristiane Conceição de
- Santos, Kelly Carine dos
- Schmidt, Simone Pereira
- Severo, Cristine Görski
- Silva, Luciana Soares da
- Silva, Maurício
- Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
- Sodré, Paulo Roberto
- Sousa, Gisonaldo Arcanjo de
- Terra, Ernani
- Tomazi, Micheline Mattedi