Design para uma educação inclusiva
Baixar PDF Completo
Pré-textuais
Open Access
PDF - p.1-10
Parte I - Multimeios
Open Access
01 - Tecnologias & Espaços: mediações de ensinoaprendizagem
PDF - p.13-24
Open Access
PDF - p.25-36
Open Access
03 - Dispositivos móveis em ambientes didáticos
PDF - p.37-46
Open Access
04 - A distância ou presencial: novos ambientes de aprendizagem
PDF - p.47-78
Open Access
PDF - p.79-98
Parte II - Multimídias e Multimodos
Open Access
06 - Jogos Eletrônicos na Educação Formal: fantasia e controle para expectativas e perspectivas
PDF - p.101-116
Open Access
07 - Narrativa nos jogos: uma oportunidade para autoria coletiva na escola
PDF - p.117-128
Parte III - Múltiplas Inteligências
Open Access
08 - Temas contemporâneos: campos de conhecimento em diálogo
PDF - p.131-146
Open Access
09 - Formação do professor para a Educação Inclusiva
PDF - p.147-170
Parte IV - Múltiplas Práticas
Open Access
10 - Design & Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas
PDF - p.173-194
Open Access
11 - São Tomé e Príncipe: um espaço interdisciplinar de projeto
PDF - p.195-227
Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais senão para formar uma configuração que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogações cognitivas?—Edgar MorinNesta obra, assumimos o prefixo MULTI como palavra de ordem. Reunimos artigos resultantes de dez anos de discussões nos eventos SILID e SIMAR (Simpósios sobre Livros, Materiais, Recursos e Tecnologias em Educação), cujos objetos de estudo são multimeios, multimídias, multimodos e múltiplas práticas. Nosso objetivo é oportunizar aos agentes-sujeitos (professores, alunos, gestores em educação, bibliotecários, designers, editores) momentos de reflexão, revisão e ressignificação dos processos de criação, produção, oferta e uso de materiais, tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem em educação.Nossas propostas são a visita e a ação sobre o atual desenho da Educação no Brasil, pois pleiteamos aqui a constituição, de fato, de uma educação inclusiva, não no sentido de “repartir o espaço de ensino-aprendizagem com o diferente”, mas no sentido de entender que todos os agentes-sujeitos estão em situação de inclusão, pois cada um de nós carrega formas distintas de se constituir como cidadão que precisa formar um olhar capaz de aceitar a complexidade das situações reais, sem reduzi-las, sintetizá-las ou livrá-las de suas contradições. Propomos aqui o diálogo entre disciplinas clássicas, como Educação e Letras, e contemporâneas, como o Design, como um caminho possível para a transcendência das dicotomias, em prol de todos aqueles que passam a maior parte de seus dias em espaços de ensino-aprendizagem que infelizmente ainda priorizam a exclusão em nosso país.
- FARBIARZ, Jackeline Lima
- FARBIARZ, Alexandre
- HEMAIS, Barbara Jane Wilcox
- CARVALHO, Ricardo Artur P.
- DIAS, Cynthia Macedo
- RABELLO, Cíntia Regina Lacerda
- TAVARES, Kátia Cristina do Amaral
- PEREIRA, Marcelo Fernandes
- CARVALHO, Alecir
- PARREIRAS, Vicente Aguimar
- LEÃO, Christiane Louise
- XAVIER, Guilherme
- OLIVEIRA, Arthur Protasio Jorge de
- SÁ, Marcia Bastos de
- SILVA, Andréa Costa da
- SILVA, Julia Teles da
- CLARO, Luciana dos Santos
- MARÇAL, Daniela
- OLIVEIRA, Eduardo de Andrade
- COUTO, Rita Maria
- RIBEIRO, Flávia Nizia
- PORTAS, Roberta
- PORTAS, Karla
- MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida