ISBN: 9788580393613

Páginas: 242

DOI: DOI 10.5151/9788580393613

EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador

Fernando José Spanhol, Giovanni Ferreira de Farias, Márcio Vieira de Souza


Pré-textuais

Primeira Parte: Educador-Coinvestigador e PBL em Rede

Segunda Parte: Metodologias Ativas na Educação em Rede

O grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento (LabMídia) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), certificado no CNPq, desenvolve ações voltadas a mídia, educação, inovação e conhecimento, tanto com foco no ensino, quanto na pesquisa e extensão. Essas ações e pesquisas têm impactado as mais diversas áreas e, em especial, a educação. Temos nos desafiado a diálogos, reflexões, discussões, experimentações relacionadas ao conceito de educação em rede e seus impactos no sistema educacional. Essas intervenções têm sido sistematizadas em pesquisas realizadas com apoio de vários setores do Estado, mercado e sociedade civil. Um reflexo desse movimento por uma Educação em Rede, em nível local, tem em Santa Catarina se concretizado como uma rede em construção, tecida em vários formatos: articulações e projetos, publicações de livros, vídeos e sites que tratam do assunto e, também, eventos, tais como o Encontro Nacional de Inovação na Educação – em um primeiro encontro, em 2015, e um segundo encontro, agora internacional, realizado em 2017 (http:// eduforadacaixa.com.br/).