ISBN: 9788580393088

Páginas: 251

DOI: DOI 10.5151/9788580393088

Uma História de Investigações sobre a Língua Portuguesa: Homenagem a Silvia Brandão

Alessandra de Paula, Danielle Kely Gomes, Eliete Figueira Batista da Silveira, Marcia dos Santos Machado Vieira, Silvia Rodrigues Vieira


Pré-Textuais

Capítulos

Pós-Textuais

Esta obra cumpre, a um só tempo, dois papéis: um de natureza pessoal e afetiva; outro de natureza acadêmica. Deriva, primeiramente, do imenso sentimento de gratidão à professora, orientadora e amiga Silvia Figueiredo Brandão, por ter proporcionado a tantos de nós a alegria do crescimento pessoal e acadêmico. Em segundo lugar, constitui uma excelente oportunidade de partilhar, com toda a comunidade acadêmica, contribuições científicas oferecidas ou provocadas por essa brilhante professora-pesquisadora durante 40 anos no exercício de suas funções na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tempo que se completa no presente mês de março de 2018. Ao longo desses 40 anos, a atividade profissional no âmbito da Universidade inclui a atuação em todas as instâncias acadêmicas (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão) e a contribuição inegável na formação de quadros profissionais atuantes desde a Educação Básica até o Ensino Superior e em instituições brasileiras e estrangeiras. 

E o que existe, de fato, de tão especial nesse momento dos 40 anos de exercício profissional na UFRJ e tão diferente dos anteriores ou dos seguintes para celebrar? Nada demais! Partilha-se apenas a sensação de que, agora, se reúnem condições que favorecem a consecução de um desejo antigo de homenagem à nossa professora e pessoas que fizeram parte de sua trajetória até então.