Design para acessibilidade e inclusão
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Pré-textuais
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PDF - p.1-6
Capítulos
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01 - Ergodesign, ecoergonomia, acessibilidade e aprendizagem
PDF - p.7-24
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02 - Inovação e ergodesign com o foco na acessibilidade
PDF - p.25-36
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03 - Collaboration between generations in alternate reality games
PDF - p.37-46
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04 - El uso de la infografía en entornos educativos y de aprendizaje
PDF - p.47-58
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05 - You can’t see it if you don’t draw it
PDF - p.59-73
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06 - Estudo de padrões de interação para o design da interface iit
PDF - p.74-87
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07 - UX Designer: quem é este profissional e qual é a sua formação e competências?
PDF - p.88-101
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08 - Universidad inclusiva:¿realidad o utopía?
PDF - p.102-110
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09 - Acessibilidade digital em foco: relato de uma experiência
PDF - p.111-125
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10 - Acessibilidade digital no programa ‘um computador por aluno’: a experiência da Paraíba
PDF - p.126-137
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11 - Requisitos para interação em ambiente digital bilíngue
PDF - p.138-150
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12 - Infografias para surdos e os segredos do mundo visível
PDF - p.151-161
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PDF - p.162-174
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14 - O potencial didático dos aplicativos de acessibilidade na educação inclusiva
PDF - p.175-185
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15 - Experiência e sentido: o uso da infografia como objeto de aprendizagem acessível para surdos
PDF - p.186-198
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16 - Gamificação como estratégia na construção de objeto de aprendizagem em história em quadrinhos
PDF - p.199-209
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17 - Remediando objetos de aprendizagem: como acentuar a acessibilidade
PDF - p.210-218
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18 - Me anima um conto? Design, libras e o ensino de línguas orais a crianças surdas
PDF - p.219-234
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19 - Especificação de um projeto para desenvolvimento de objetos de aprendizagem interativo
PDF - p.235-249
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20 - Jogabilidade em jogos educacionais para crianças com discalculia
PDF - p.250-266
Todos os seres humanos têm o direito de ir e vir, de desfrutar igualdade de oportunidades, de realizar as suas tarefas pessoais e profissionais com autonomia e segurança. A partir dessa premissa, nos últimos anos, houve grande avanço buscando proporcionar acessibilidade em meios físicos, transporte, informação e comunicação. Sim, muito foi realizado... Mas, há um longo caminho a ser trilhado ao observar que as cidades e os meios digitais ainda não estão totalmente aptos a servir e incluir aqueles com mobilidade reduzida ou os deficientes (físico-motores, cognitivos, sensoriais ou múltiplos) em seu dia-a-dia. As pessoas deficientes lutam pelo direito ao exercício da cidadania, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade. Por isso, propiciar a acessibilidade e a inclusão é uma questão ética, de responsabilidade social e está previsto em legislação. Acessibilidade e Inclusão são temas indispensáveis, atributos essenciais em todo projeto e jamais podem ser deixadas em segundo plano.
- Batista, Claudia Regina
- Fialho, Francisco Antonio
- Mont’Alvão, Claudia
- Hausknechtho, Simone
- Kaufman, David
- Sancho, José Luis Valero
- Hoftijzer, Jan William
- Passos, Ravi
- Quaresma, Manuela
- Míguez, María Noel
- Villarouco, Vilma
- Neto, Mariano Castro
- Pivetta, Elisa Maria
- Saito, Daniela Satomi
- Ulbricht, Vania Ribas
- Almeida, Ana Margarida Pisco
- Lapolli, Mariana
- Vanzin, Tarcísio
- Scolari, Sergio
- Krusser, Renata
- Ribeiro, Larissa Buenaño
- Lapoll, Mariana
- Busarello, Raul Inácio
- Fadel, Luciane Maria
- Crenzel, Silvina Ruth
- Zandomeneghico, Ana Lucia Alexandre
- Torres, José
- Mendes, Angelita
- Souza, Márcio
- Cezarotto, Matheus Araujo
- Battaiola, André Luiz