ISBN: 9788580390094

Páginas: 125

DOI: DOI 10.5151/9788580390094

Tornar-se Professor: A formação entre as tramas técnico-profissional e pedagógica

Tornar-se Professor

Moses Benadiba


Baixar PDF Completo

Este texto reflete o estudo da trajetória (auto)biográfica da minha formação docente e foi baseado na Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Metodista de São Paulo.Mediante este estudo, busquei identificar os elementos mais determinantes na formação de um professor de Ciências Contábeis e verificar em que medida o exercício da pesquisa esteve presente nesta formação. Examinei, também, se a pesquisa, enquanto princípio educativo se refletiu na prática docente.É necessário entender que na trajetória de Técnico-profissional a Professor, este movimento se dá, na maioria das vezes, pelo convite a profissionais que deram certo no mercado de trabalho e que, portanto, nem sempre possuem formação pedagógica adequada para o exercício docente. Foi também finalidade deste estudo, ao compreender melhor a experiência de um percurso de Contador a Professor de Ciências Contábeis, sugerir alguns possíveis caminhos para a formação inicial e continuada de professores de qualquer área do conhecimento.Foi perceptível o quanto a investigação (auto)biográfica, com finalidade formativa, pode ser de grande ajuda neste processo reflexivo.

Este texto reflete o estudo da trajetória (auto)biográfica da minha formação docente e foi baseado na Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Metodista de São Paulo.Mediante este estudo, busquei identificar os elementos mais determinantes na formação de um professor de Ciências Contábeis e verificar em que medida o exercício da pesquisa esteve presente nesta formação. Examinei, também, se a pesquisa, enquanto princípio educativo se refletiu na prática docente.É necessário entender que na trajetória de Técnico-profissional a Professor, este movimento se dá, na maioria das vezes, pelo convite a profissionais que deram certo no mercado de trabalho e que, portanto, nem sempre possuem formação pedagógica adequada para o exercício docente. Foi também finalidade deste estudo, ao compreender melhor a experiência de um percurso de Contador a Professor de Ciências Contábeis, sugerir alguns possíveis caminhos para a formação inicial e continuada de professores de qualquer área do conhecimento.Foi perceptível o quanto a investigação (auto)biográfica, com finalidade formativa, pode ser de grande ajuda neste processo reflexivo.