Utilização de uma malha estruturada na análise do Aerofólio S809

RIBEIRO, Wander Martins; ROSA, Henrique Marcio Pereira; CAMPOS, Julio Cesar Costa; BRITO, Rogério Fernandes; TIBIRIÇA, Álvaro M. Bigonha; TRETO, Pedro Casanova;

Resumo:

O objetivo deste trabalho foi a utilização de uma malha estruturada para analisar o comportamento aerodinâmico do aerofólio S809, bastante empregado em aerogeradores. A análise numérica tem se tornado uma ferramenta essencial nas etapas do desenvolvimento de um projeto devido a sua capacidade de solução para fenômenos físicos descritos por leis de difícil solução analítica, economizando tempo e dinheiro, uma vez que um número muito menor de protótipos será construído até a obtenção do resultado final. Para tanto, deve-se encontrar uma malha ideal de forma que esta possibilite o resultado mais próximo possível da realidade, com o mínimo de esforço computacional. A metodologia empregada foi a determinação de uma malha estruturada ideal para simulações em diversas condições de operação dos rotores desses equipamentos. Os resultados apresentaram alguns aspectos importantes, como o número mínimo de elementos necessários, o refinamento próximo à superfície do aerofólio, isto é, o tamanho inicial e a relação de crescimento dos elementos nessa região, de maneira a obter a melhor representação dos efeitos de camada limite e o fenômeno da turbulência, assim como o tamanho mínimo necessário do domínio a ser discretizado, de forma que ele não influencie nos resultados das simulações.

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580391930-04

Como citar:

RIBEIRO, Wander Martins; ROSA, Henrique Marcio Pereira; CAMPOS, Julio Cesar Costa; BRITO, Rogério Fernandes; TIBIRIÇA, Álvaro M. Bigonha; TRETO, Pedro Casanova; "Utilização de uma malha estruturada na análise do Aerofólio S809", p. 87 -110. In: Matemática aplicada à indústria: problemas e métodos de solução. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391930, DOI 10.5151/9788580391930-04