Tecnologias & Espaços: mediações de ensinoaprendizagem
CARVALHO, Ricardo Artur P. ; Dias, Cynthia Macedo
Resumo:
A reflexão sobre materiais e recursos didáticos nos leva a problematizar o papel mediador das tecnologias e dos espaços de ensino-aprendizagem. Quando tratamos de mediações, não mais pensamos as tecnologias e os espaços como elementos isolados em si mesmos, mas os implicamos em um sistema, uma ecologia de relações em que eles se inserem, discutindo, com isso, as ações e os agentes envolvidos. Portanto, ao tratarmos as tecnologias e os espaços como formas de mediação, abordaremos as relações com as práticas de ensino-aprendizagem e os contextos em que ocorrem.
Ainda que esta reflexão possa parecer autoevidente para alguns, não podemos deixar de destacar o impacto dos contextos e das relações sobre qualquer pensamento crítico acerca das tecnologias e dos espaços na educação. Concordamos com a preocupação da professora e pesquisadora Maria Apparecida Mamede-Neves (2013, informação verbal)1 ao constatar as poucas mudanças na sala de aula que, apesar da inserção de novas tecnologias, mantém as mesmas configurações e as mesmas práticas. Nesse sentido, antecipamos a conclusão de que mudanças arquitetônicas, no design do mobiliário, na reconfiguração dos espaços, bem como a inserção de novos dispositivos tecnológicos, podem se mostrar inócuas se não vierem acompanhadas por outras mudanças nas práticas.
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DOI: 10.5151/9788580392012-01
Como citar:
CARVALHO, Ricardo Artur P.; DIAS, Cynthia Macedo; "Tecnologias & Espaços: mediações de ensinoaprendizagem", p. 13-24. Design para uma educação inclusiva - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580392012, DOI 10.5151/9788580392012-01