Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios

RABELLO, Cíntia Regina Lacerda ; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral

Resumo:

As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), cada vez mais inseridas no nosso cotidiano, trazem enormes transformações e desafios para a sociedade contemporânea. Entre as transformações, temos a alteração da relação espaço-temporal permitida pelo ambiente virtual, assim como novas práticas comunicacionais e novas relações sociais marcadas pelos recursos eletrônicos (LEMOS, 2003). Dentre os muitos desafios, vivemos o constante sentimento de defasagem ao tentar acompanhar todas as transformações tecnológicas e seus efeitos na sociedade contemporânea, como a sobrecarga de informação e o excedente cognitivo (SHIRKY, 2011), além de distúrbios como a hiperconexão1 (TAYLOR, 2014).

Apesar desses desafios, as TDIC desempenham um papel fundamental na produção e distribuição da informação, assim como nas relações entre os indivíduos no espaço virtual, fato que abre diversas possibilidades do ponto de vista social, econômico e também educacional. O novo paradigma tecnológico emergente com a introdução da Web 2.0 permite que os usuários exerçam um papel mais ativo na busca, produção e compartilhamento de informação em direção à construção de conhecimento, permitindo que se vislumbrem novas abordagens educacionais advindas de maior interação e colaboração entre alunos e professores em comunidades virtuais no ciberespaço.

42 downloads

DOI: 10.5151/9788580392012-02

Como citar:

RABELLO, Cíntia Regina Lacerda; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; "Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios", p. 25-36. Design para uma educação inclusiva - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580392012, DOI 10.5151/9788580392012-02