TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?

Reis, Claudinei Vieira dos ; Flores, Maria Marta Lopes

Resumo:

O objetivo deste trabalho é compreender como tem sido o processo de implementação dos recursos de Tecnologia Assistiva nas práticas pedagógicas das professoras de salas de recursos multifuncionais no sudeste goiano, juntamente a alunos público alvo da Educação Especial. A construção dos dados se deu através de entrevista coletiva, baseada em questões-disparadoras, na perspectiva da pesquisa colaborativa. Treze professoras participaram do estudo. A análise se deu a partir de categorias temáticas com a compreensão de núcleos de sentido. Limites cognitivos e físicos das crianças, ausência de diálogo com a sala regular, incompreensão sobre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva, ausência de formação docente e preconceitos são fatores que limitam as práticas educativas. Por outro lado, avanço pedagógico dos alunos, produção de saberes, apoio multiprofissional, flexibilização do currículo e número reduzido de alunos por sala são possibilidades que garantem práticas educativas eficazes com o emprego de Tecnologia Assistiva.

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e, COMUNICACAO, Ciências, Humanas

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap6

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Como citar:

REIS, Claudinei Vieira dos; FLORES, Maria Marta Lopes; "TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?", p. 91-110. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap6