TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?

Reis, Claudinei Vieira dos; Flores, Maria Marta Lopes;

Resumo:

O objetivo deste trabalho é compreender como tem sido o processo de implementação dos recursos de Tecnologia Assistiva nas práticas pedagógicas das professoras de salas de recursos multifuncionais no sudeste goiano, juntamente a alunos público alvo da Educação Especial. A construção dos dados se deu através de entrevista coletiva, baseada em questões-disparadoras, na perspectiva da pesquisa colaborativa. Treze professoras participaram do estudo. A análise se deu a partir de categorias temáticas com a compreensão de núcleos de sentido. Limites cognitivos e físicos das crianças, ausência de diálogo com a sala regular, incompreensão sobre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva, ausência de formação docente e preconceitos são fatores que limitam as práticas educativas. Por outro lado, avanço pedagógico dos alunos, produção de saberes, apoio multiprofissional, flexibilização do currículo e número reduzido de alunos por sala são possibilidades que garantem práticas educativas eficazes com o emprego de Tecnologia Assistiva.

Capítulos - PARTE II - Educação:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap6

Referências bibliográficas
  • BERSH, R. C. R. Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva. Ensaios pedagógicos: Educação Inclusiva. Direito à Diversidade. Brasília: Seesp/MEC, p. 89-94, 2006.
    _____. Design de um serviço de Tecnologia Assistiva em Escolas públicas. 2009. 231 fls. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
    BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
    BRASIL. CNE. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001.
    _____. Portaria Normativa nº 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC, 2007a.
    _____. Comitê de Ajudas Técnicas, ATA VII, de 13 e 14 de dezembro de 2007. 2007b. Disponível em Andlt;http://portal.mj.gov.br/corde/arquivos/doc/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_ de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.docAndgt;. Acesso em: 04 de nov. 2014.
    _____. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/Seesp, 2008.
    CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Recurso didático na educação especial. Revista Benjamin Constant número 15. Publicação técnico científica do Centro de Pesquisa, Documentação e Informação do Instituto Benjamin Constant (IBCENTRO/MEC). Abr de 2000. Disponível em: Andlt;http://www.ibc.gov. br/?catid=4Andamp;itemid=57Andgt;. Acesso em: 30 out. 2014.
    FIGUEIREDO, C.A.V.; MANZINI, E.J. O recurso pedagógico sob o ponto de vista do aluno da habilitação em Educação Especial do curso de Pedagogia. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Jul-Dez., v.8, n.2, 2002. GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Apropriação, Demandas e Perspectivas. 2009. 346 fls. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2009.
    GOFFREDO, V. L. F. S. A Escola como espaço inclusivo. Educação Especial. Tendências Atuais. Brasília: Associação de Comunicação Educativa; Roquete Pinto, 1999.
    IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa Colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Líber Livro: 136p, 2008.
    KAUFMANN-SACCHETTO, K. et al. O ambiente lúdico como fator motivacional na aprendizagem escolar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.11, n.1, p. 28-36, 2011.
    KLEINA, C. Tecnologia Assistiva em Educação Especial e Educação Inclusiva. Ed. Ibpex. Curitiba-PR, 2011.
    LOURENÇO, G. F. Reflexões para o uso de recursos de TA com alunos com paralisia cerebral. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013. 47 slides: color. Slides gerados a partir do software PowerPoint.
    MANZINI, E. J. Recursos pedagógicos para o ensino de alunos com paralisia cerebral. In: Mensagem da APAE. n. 84, v. 36 p. 17 -21, jan./mar. 1999.
    _____.; SANTOS, M. C.F. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos pedagógicos adaptados. Brasília: Mec/Seesp, 2002. Fascículo 1, 54p.
    _____. Entrevista Semi-estruturada: Análise de objetivos e de Roteiros. In: Seminário Internacional sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-room
    _____. Tecnologia Assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: Seesp/MEC, p. 82-86, 2005.
    MENDES, E. G. Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em rede nacional sobre sala de recursos multifuncionais nas escolas comuns (Projeto impresso). São Carlos, Nov. 2010. MENEGOLLA, M.; SANT’ANA, I. M. Porque Planejar? Como Planejar? Currículo – Área – Aula. 11º Ed. Editora Vozes. Petrópolis, RJ. 2001.
    REIS, C. V. Tecnologia Assistiva na perspectiva das professoras de atendimento educacional especializado no sudeste goiano. 2014. 131 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014. SANSAKO, A. N. Tecnologia Assistiva das salas de recursos multifuncionais: avaliação de dispositivos para adequação postural. 2013. 94 fls. Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2013
    SANTOS, P. R. S.; SANTOS, S.R.S. O professor e sua prática – do planejamento às estratégias pedagógicas. Anápolis-GO: II Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2007.
Como citar:

REIS, Claudinei Vieira dos; FLORES, Maria Marta Lopes; "TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?", p. 91 -110. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap6