Subsídios das representações sociais para análise da gestão escolar democrática

SILVA, Edinara Kunz e ; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva

Resumo:

O propósito deste artigo é analisar a gestão escolar democrática à luz da Teoria das Representações Sociais. Para tanto, buscou-se refletir sobre o processo de gestão democrática na escola. Nesse sentido, assinala-se que a visão de mundo dos indivíduos (orientada por fatos inerentes) é fator que dinamiza a gestão escolar e que a efetivação dessa gestão passa, em primeiro lugar, pelo reconhecimento das representações desses indivíduos em relação ao tema e pela (re)construção dessa representação no imaginário deles. Ou seja, a própria constituição da gestão democrática na escola é um ato educativo de (re)constituição de representações sociais e de imaginários.

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DOI: 10.5151/9788580391664-19

Como citar:

SILVA, Edinara Kunz e; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; "Subsídios das representações sociais para análise da gestão escolar democrática", p. 329-342. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-19