Resumo

Kaminski, Paulo Carlos ; Vizioli, Renato

Resumo:

Na atividade do empreendedor ou de qualquer pessoa que se dedique à produção de riquezas, seja ela um engenheiro, um industrial, alguém com uma ideia, a coleta e análise de informações sobre o produto, o mercado, a logística etc. são etapas cada vez mais críticas, pois o mundo globalizado – onde a concorrência se prepara cada vez melhor, o baixo custo é um prérequisito, e o usuário é cada vez mais exigente e esclarecido – exige rapidez e assertividade nas tomadas de decisão. Os portais públicos, com informações de origem conhecida, normalmente sob responsabilidade de ministérios ou órgãos governamentais e reconhecidos por sua confiabilidade, são instrumentos adequados a serem utilizados nestes casos, ajudando muito na elaboração de cenários iniciais – nas fases de prospecção – e ao longo do ciclo de vida do produto ou serviço, verificando as principais tendências. Este trabalho elabora um roteiro e sugere alguns desses portais, que, em conjunto com outras fontes de informação específicas para cada finalidade, podem ser incorporados ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços, bem como ser utilizado como material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em metodologia do projeto e gestão e engenharia de produtos e serviços.

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DOI: 10.5151/9788580391060-02

Referências bibliográficas
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Como citar:

KAMINSKI, Paulo Carlos; VIZIOLI, Renato; "Resumo", p. 3-4. Uso de portais de informação pública na prospecção de oportunidades de negócio e no desenvolvimento de produtos e serviços. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391060, DOI 10.5151/9788580391060-02