REDES SOCIAIS, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E POLIDEZ: PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

ARAUJO, Andréia Silva; SANTOS, Kelly Carine dos; FREITAG, Raquel Meister Ko.;

Resumo:

Como Elisa Battisti mostrou no capítulo anterior, as redes sociais vêm sendo utilizadas nos estudos variacionistas a fim de contribuir para a análise dos processos de variação e mudança linguísticas, uma vez que, com essa metodologia, torna-se possível realizar uma análise com base na frequência e qualidade da interação dos membros constituintes das redes, abrindo espaço para uma análise voltada ao campo da pragmática. Entrevistas sociolinguísticas têm sido fonte produtiva para a realização de descrição linguística no português; no entanto, não possibilitam realizar uma análise voltada para os papéis sociopessoais dos interlocutores envolvidos (entrevistador-entrevistado) (FREITAG, 2010; 2012), o que é essencial para captar os efeitos dos valores de polidez nos usos linguísticos. A polidez é uma estratégia linguística utilizada com o objetivo de evitar conflitos na interação verbal. Segundo Brown e Levinson (2011[1987]), trata-se de uma estratégia para preservarmos a nossa face e a face do outro com o intuito de estabelecer uma comunicação econômica e eficaz, sem atritos. O valor de polidez emerge em contextos específicos, com fatores fortemente correlacionados: do ponto de vista pragmático, a distância social, as relações de poder/poder relativo e o custo da imposição são fatores fortemente envolvidos na avaliação de quais estratégias linguísticas são mais polidas ou menos polidas (BROWN; LEVINSON, 2011[1987]); e do ponto de vista sociolinguístico, a relação entre sexo/gênero dos interlocutores mostra-se significativa. Sendo assim, para constituir uma amostra de fala que capte os efeitos de polidez envolvidos no processo interacional, faz-se necessário desenvolver uma metodologia que permita apreender estes fatores.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/BlucherOA-MCMDS-8cap

Referências bibliográficas
  • ARAUJO, A. S. Você me faria um favor? o futuro do pretérito e a expressão de polidez. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal de Sergipe, 2014.
    BATTISTI, E. O estudo sociolinguístico da variação. In: Anais do CELSUL, p. 1-13, 2008.
    BLAKE, R.; JOSEY, M. The /ay/ diphthong in Martha’s Vineyard community: what can we say 40 years after Labov? Language in Society, n. 32, v.4, p.451-485, 2003.
    BROWN, P.; LEVINSON, S. C. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987[1978].
    ECKERT, P.; MCCONNELL-GINET, S. Comunidades de práticas: lugar onde co-habitam linguagem, gênero e poder (1992). In: OSTERMANN, A. C; FONTANA, B. F. Linguagem. Gênero. Sexualidade. Clássicos traduzidos. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 93-108.
    FREITAG, R. M. K. Banco de dados falares sergipanos. Working Papers em Linguística, v. 14, p. 156-164, 2013.
    FREITAG, R. M. K. O controle dos efeitos estilísticos dos papéis sociopessoais e do sexo/gênero na entrevista sociolinguística. In: Anais do II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística – CIDS, p. 289-296, 2012.
    FREITAG, R. M. K.; MARTINS, M. A.; TAVARES, M. A. Bancos de dados sociolinguísticos do português brasileiro e os estudos de terceira onda: potencialidades e limitações. Alfa, v. 56,n, 3, p. 917-944, 2012.
    MEYERHOFF, M. Introducing Sociolinguistics. New York: Routledge, 2006.
    MILROY, L. Social Networks. In: CHAMBERS, J. K.; TRUDGILL, P.; SCHILLING-ESTES, N. Eds. The handbook of language variation and change. Oxford Blackwell Publishing, 2002.
    OUSHIRO, L. Uma análise variacionista para as Interrogativas-Q. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística). Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
    SANTOS, K. C. Estratégias de polidez e a variação de nós vs. a gente na fala de discentes da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal de Sergipe, 2014.
Como citar:

ARAUJO, Andréia Silva; SANTOS, Kelly Carine dos; FREITAG, Raquel Meister Ko.; "REDES SOCIAIS, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E POLIDEZ: PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS", p. 41 -45. In: Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguística. São Paulo: Blucher, 2014.
ISBN: 978-85-8039-086-5, DOI 10.5151/BlucherOA-MCMDS-8cap