RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL DA CIDADE DE TRÊS RANCHOS E PRIVATIZAÇÃO DA OCUPAÇÃO NO ENTORNO DO LAGO

Torres, Claudia Ferreira; Orlando, Paulo Henrique Kingma;

Resumo:

O presente trabalho constitui de estudos preliminares acerca do município de Três Ranchos (GO) que se caracterizou como localidade turística a partir da formação do lago artificial, originado da construção da Usina Hidrelétrica de Emborcação pela Central Elétrica de Minas Gerais (CEMIG) no Rio Paranaíba no início da década de 1980. O intuito deste trabalho é identificar o processo de Reconfiguração Espacial da Cidade de Três Ranchos (GO) após o surgimento do lago em específico a ocupação de suas margens de forma privatista. Para desenvolver a atividade turística, houve a construção de grandes empreendimentos no local e a ocorrência de usos competitivos pelo recurso hídrico (o Lago) por parte da população residente e esses empreendimentos. Busca-se com essa pesquisa contextualizar historicamente esse processo por meio de pesquisa teórica. Posteriormente, caracterizar o uso desse território através de mapeamento no intuito de identificar os atores sociais envolvidos nesse rearranjo espacial. Em uma última etapa, serão aplicados questionários e entrevistas com moradores, turistas, poder público possibilitando assim o melhor entendimento da realidade local e contribuição no processo de planejamento.

Capítulos:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap12

Referências bibliográficas
  • ALMEIDA, Flávio Gomes de; PEREIRA, Luiz Firmino Martins. O papel da distribuição e da gestão dos recursos hídricos no ordenamento territorial brasileiro. In: ALMEIDA, Flávio Gomes de; SOARES, Luiz Antônio Alves (org.). Ordenamento territorial: coletânea de textos com diferentes abordagens no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. p. 85-113.
    BORGES, M. M. Projeto criação de quatro pólos irradiadores de desenvolvimento do ecoturismo: microrregional diagnóstico da oferta turística subgerência município de Três Ranchos, 1997. 45 p.
    CAMARGO, Luís Henrique Ramos de. Ordenamento territorial e complexidade: por uma reestruturação do espaço social. In: ALMEIDA, Flávio Gomes de; SOARES, Luiz Antônio Alves (org.). Ordenamento territorial: coletânea de textos com diferentes abordagens no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.p. 21-60.
    DUARTE, Fábio. Planejamento urbano. Curitiba: Ibpex, 2007. 177 p.
    HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. 396 p.
    MELO, N. A. de. Pequenas cidades da microrregião geográfica de Catalão (GO): análises de seus conteúdos e considerações teórico-metodológicas. 2008. 527 f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
    RAFFESTIN, Claude. 1993(1980). Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática
    SANTOS, Milton. A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. 3 ed. São Paulo: Hucited, 1999.
    SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1988. 80p. SMITH, Neil. Desenvolvimento Desigual: natureza, capital e a produção do espaço. Trad. Eduardo de Almeida Navarro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.
    TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de janeiro: IBGE; Dir. Técnica - SUPREN, 1977. 91 p.
    ZHOURI, Andréa.; LASCHEFSKI, Klemens. (Orgs). Desenvolvimento e conflitos ambientais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 484p.
Como citar:

TORRES, Claudia Ferreira; ORLANDO, Paulo Henrique Kingma; "RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL DA CIDADE DE TRÊS RANCHOS E PRIVATIZAÇÃO DA OCUPAÇÃO NO ENTORNO DO LAGO", p. 191 -206. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-109-1, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap12