(Re)Produção do Espaço Urbano e Mercado Imobiliário: A Oferta de Terrenos Urbanos e Imóveis Residenciais em Ituiutaba-MG

CHAVES, Luciana Domingues ; NETO, José Vieira

Resumo:

Este artigo foi escrito para apresentar de modo parcial os resultados obtidos, no âmbito da pesquisa de mestrado com título provisório “(Re)produção do espaço urbano e mercado imobiliário: a oferta de terrenos urbanos e imóveis residenciais em Ituiutaba-MG”, que se encontra em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, cujo objetivo central consiste em compreender a (re)produção do espaço urbano em Ituiutaba-MG sob a ótica do mercado imobiliário. A abordagem recai na análise da dinâmica imobiliária a partir das ofertas de terrenos não edificados e, imóveis residenciais para venda (casas), anunciadas no principal jornal de circulação diária de Ituiutaba. O recorte temporal adotado correspondeu aos anos de 2000, 2005 e 2012, dos quais foram extraídos os anúncios, compreendidos no primeiro sábado dos meses de janeiro a dezembro. Diante da tabulação e organização dos dados em planilhas do software Microsoft Excel® somada à bibliografia estudada, notou-se de maneira genérica mudanças na (re)produção do espaço urbano de Ituiutaba-MG, ligadas a inter-relação dos fatores a) localização dos anúncios; b) preço ofertado em reais e c) seletividade espacial, de modo a destacar determinadas áreas da cidade no tocante a potencial valorização imobiliária.

35 downloads

ADMINISTRACAO, NEGOCIOS

DOI: 10.5151/9788580391596-10

Como citar:

CHAVES, Luciana Domingues; NETO, José Vieira; "(Re)Produção do Espaço Urbano e Mercado Imobiliário: A Oferta de Terrenos Urbanos e Imóveis Residenciais em Ituiutaba-MG", p. 161-174. Estudos interdisciplinares em ciências ambientais, território e movimentos sociais. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391596, DOI 10.5151/9788580391596-10