Que traçados faz o léxico do Nordeste?

CARDOSO, Suzana Alice Marcelino;

Resumo:

A língua define o seu espaço pelos traços que revela nos deferentes níveis de abordagem através dos quais pode ser observada. Tal sentimento de “individualidade” é percebido mesmo pelos não especialistas nos estudos linguísticos. Eis por que se ouvem, com frequência, frases como “Fulano fala diferente de nós”, “Ele chia quando fala, nós não”, “O R deles é bem diferente do de cá”, “Aqui se chama por outro nome”, e por aí vão os exemplos de manifestação do falante não especialista nos estudos da linguagem. E isso se dá, exatamente, porque: (i) o aspecto fônico, a maneira como se realizam os fonemas, atinge o ouvido do falante e o faz perceber o que distingue as elocuções em um grupo de pessoas — os que têm um R retroflexo e outros que não o têm, por  exemplo; (ii) o léxico mostra de forma mais concreta as diferenças de uso que, muitas vezes, interferem na comunicação — querer comprar inhame e não o encontrar porque as placas só indicam a venda de cará, denominação vigente para a raiz, em São Paulo, em contraposição à maneira de identificá-la entre nós; (iii) a sintaxe, ao mostrar as diferenças, em certos casos, estratifica, qualificando os falantes em mais próximos ou mais afastados da norma linguística — a gente fomos ao lado de a gente foi. Desse modo, podemos falar de uma língua vinculada a uma região geográfica, por exemplo, o falar gaúcho, a língua amazônica, a língua do Nordeste, exatamente porque a variedade de usos que se registra, em cada canto, revela os traços fonéticos da área, as preferências lexicais e as maneiras de construção da informação nos seus variados modos de organização sintática, assegurando-lhe o caráter regional no uso da língua e a sua individualidade.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392395-01

Referências bibliográficas
  • CARDOSO, Suzana Alice Marcelino Cardoso et al. Atlas linguístico do Brasil. v. 1. Introdução. Londrina: EDUEL, 2014a.
    CARDOSO, Suzana Alice Marcelino Cardoso et al. Atlas linguístico do Brasil. v. 2. Cartas linguísticas 1. Londrina: EDUEL, 2014b.
    ISQUERDO, Aparecida Negri. Capitais brasileiras: um olhar para a história da cidade e a história do nome. In: CARDOSO, Suzana Alice Marcelino Cardoso et al. Atlas linguístico do Brasil. v. 2. Cartas linguísticas 1. Londrina: EDUEL, 2014b, p. 11-27.
Como citar:

CARDOSO, Suzana Alice Marcelino; "Que traçados faz o léxico do Nordeste?", p. 13 -26. In: Estudos sobre o Português do Nordeste: língua, lugar e sociedade. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392395, DOI 10.5151/9788580392395-01