Qual o efeito da escola no português de Salvador?

Lopes, Norma da Silva

Resumo:

Nos estudos de diversos fenômenos linguísticos do português brasileiro, registram-se diferenças significativas entre os usos dos que frequentaram o ensino formal por mais tempo e os dos que têm menos escolarização. Faz parte do conhecimento comum que a escola promove ‘melhor’ uso do português e que, por outro lado, os não escolarizados não sabem usar essa língua.
Diante das avaliações que se fazem, hoje, da educação como um organismo que não tem atingido integralmente seu papel, vale refletir sobre o efeito dessa instituição na fala das pessoas que se expuseram mais ou menos à repressão normativa da escola. Este texto objetiva discutir o efeito do trabalho escolar sobre os usos linguísticos variáveis, fazendo a observação de resultados de pesquisas que fazem a comparação entre os mais e os menos escolarizados e ao mesmo tempo fazer uma análise sobre os objetivos a que a escola se propõe no trato com diversos fenômenos linguísticos variáveis no português brasileiro.

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DOI: 10.5151/9788580392395-04

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Como citar:

LOPES, Norma da Silva; "Qual o efeito da escola no português de Salvador?", p. 73-82. Estudos sobre o Português do Nordeste: língua, lugar e sociedade: língua, lugar e sociedade - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392395, DOI 10.5151/9788580392395-04