Qual o efeito da escola no português de Salvador?

LOPES, Norma da Silva;

Resumo:

Nos estudos de diversos fenômenos linguísticos do português brasileiro, registram-se diferenças significativas entre os usos dos que frequentaram o ensino formal por mais tempo e os dos que têm menos escolarização. Faz parte do conhecimento comum que a escola promove ‘melhor’ uso do português e que, por outro lado, os não escolarizados não sabem usar essa língua.Diante das avaliações que se fazem, hoje, da educação como um organismo que não tem atingido integralmente seu papel, vale refletir sobre o efeito dessa instituição na fala das pessoas que se expuseram mais ou menos à repressão normativa da escola. Este texto objetiva discutir o efeito do trabalho escolar sobre os usos linguísticos variáveis, fazendo a observação de resultados de pesquisas que fazem a comparação entre os mais e os menos escolarizados e ao mesmo tempo fazer uma análise sobre os objetivos a que a escola se propõe no trato com diversos fenômenos linguísticos variáveis no português brasileiro.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392395-04

Referências bibliográficas
  • BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
    BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. Trad. Micelli et alii. 2ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008 (Clássicos; 4).
    FERREIRA, Aurélio Buarque de. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. revista e aumentada, 30ª impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
    GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4. ed. Rio de Janeiro: LCT, 1988.
    LOPES, Norma da Silva. A fala baiana em destaque: a concordância nominal. Müchen: Peníope, 2011.
    NASCIMENTO, Carina Sampaio. Nós e a gente em Salvador: confronto entre duas décadas. Salvador: UFBA, 2013 (Dissertação de Mestrado).
    SANTANA, Abdon Mendes Borges. Nós e a gente: um retrato do português popular de Salvador. Salvador: UNEB, 2014 (Dissertação de Mestrado).
    SANTOS, Eduardo Pereira. A expressão da futuridade verbal em Santo Antônio de Jesus: uma análise variacionista. Salvador: UNEB, 2012 (Dissertação de Mestrado).
    SILVA, Viviane Marcelina da; LOPES, Norma da Silva. A variação do futuro gramatical em Salvador. Recife, 2012. Texto apresentado na SBPC (inédito).
    SOUZA, Constância Maria Borges de. A concordância verbal na fala de Salvador: duas realidades sociolinguísticas. Salvador: UFBA, 2009 (Tese de Doutorado).
Como citar:

LOPES, Norma da Silva; "Qual o efeito da escola no português de Salvador?", p. 73 -82. In: Estudos sobre o Português do Nordeste: língua, lugar e sociedade. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392395, DOI 10.5151/9788580392395-04