Psicologia e EJA: aproximações em busca de novas possibilidades de vida

BARCELOS, Tânia Maia; ANDRADE, Carine Almeida; PÓVOA, Micaela Brandão; RIBEIRO, Wanderson dos Santos; SILVA, Elilany Elias;

Resumo:

Esse trabalho visa apresentar as experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Psicologia da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Maria das Dores Campos, em 2014, buscando incentivar a docência na área e contribuir com os processos de formação dos estudantes. As aproximações com a Educação de Jovens e Adultos levaram a conhecer as trajetórias, as formas de convivência, as perspectivas dos alunos e a perceber a urgência de outras possibilidades de vida no ambiente escolar, marcado por cansaço, desânimo e diferentes formas de exclusão social. Realizamos sete encontros com os alunos do último semestre e a metodologia utilizada foi a roda de conversa por meio de textos literários, músicas, vídeos e filme brasileiro. Tais recursos ajudaram a pensar questões significativas da produção de subjetividade e a arejar a sala de aula, propiciando momentos de alegria, afirmação do presente e ressignificação de histórias de vida. Nesse processo, construímos diálogos que poderão despertar novos caminhos e trajetórias profissionais. Com esse trabalho, percebemos a importância do PIBID para a formação do professor de Psicologia e do psicólogo, que tem enfrentado desafios urgentes na tentativa de compreender os processos educativos e psicossociais no contexto da atualidade.

0:

This work presents the experiences of the PIBID of Psychology in Federal University of Goiás/Regional Catalão developed in the Youth and Adult Education (EJA) of State College Maria das Dores Campos, in 2014, seeking to encourage teaching in the area and contribute with the formation process of the students. The approximations with the EJA led to know the trajectories, forms of coexistence, the prospects of students and to realize the urgency of other possibilities of life in the school environment, marked by tiredness, dismay and various forms of social exclusion. We conducted seven meetings with students last semester and the methodology used was the conversation wheel through literary texts, music, videos and Brazilian film. These resources helped to think significant issues of subjectivity production and aerate the classroom, providing moments of joy, affirmation of the present and re-signification of life stories. In this process, we build dialogues that will be able to arouse new paths and professional trajectories. With this work we realize the importance of PIBID for the formation of psychology teacher and of the psychologist, who have faced urgent challenges in trying to understand educational processes and psychosocial in the context today.

Palavras-chave: Psychology, EJA, PIBID, Subjectivity,

DOI: 10.5151/9788580391664-18

Como citar:

BARCELOS, Tânia Maia; ANDRADE, Carine Almeida; PÓVOA, Micaela Brandão; RIBEIRO, Wanderson dos Santos; SILVA, Elilany Elias; "Psicologia e EJA: aproximações em busca de novas possibilidades de vida", p. 313 -328. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-18