Proposta para Análise das Dinâmicas Erosivas de uma Voçoroca Localizada nos Bairros Nova Ituiutaba na Cidade de Ituiutaba-MG

BRAGHIROLI, Taison Luiz de Paula; COSTA, Rildo Aparecido;

Resumo:

Este trabalho teve por objetivo apresentar uma proposta metodológica na busca de compreender as dinâmicas envolvidas no processo de voçorocamento em uma área específica do município de Ituiutaba-MG, neste caso, na voçoroca presente nos bairros Nova Ituiutaba e, para isso, foram utilizados embasamentos bibliográficos que abordam a temática proposta. O método das estacas adaptado por Guerra (1996) e a análise de solo indicada pela Embrapa (1997) formam a base da proposta apresentada. O estaqueamento será utilizado no monitoramento de erosão da borda da voçoroca, sendo as estacas utilizadas como referências na mensuração de erosão linear, ou seja, as estacas serão fixadas no solo em torno da feição para calcular a taxa de solo erodido. Com relação à análise de solo, será feita uma análise física das amostras coletadas, identificando elementos como a espessura e o arranjo dos horizontes, a transição entre eles, a textura, a plasticidade, a estrutura, a porosidade, a cerosidade e a consistência, além da análise granulométrica para identificação da porcentagem de areia, silte e argila nas amostras. Por se tratar de uma pesquisa em andamento ainda não é possível apresentar dados concretos sobre essas dinâmicas no referido recorte de estudo.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391596-08

Como citar:

BRAGHIROLI, Taison Luiz de Paula; COSTA, Rildo Aparecido; "Proposta para Análise das Dinâmicas Erosivas de uma Voçoroca Localizada nos Bairros Nova Ituiutaba na Cidade de Ituiutaba-MG", p. 131 -146. In: Estudos Interdisciplinares em Ciências Ambientais, Território e Movimentos Sociais. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391596, DOI 10.5151/9788580391596-08