Projetos temáticos como alternativa para o ensino de compostagem: um relato de experiência
DAL BOSCO, Tatiane Cristina ; REZZADORI, Cristiane Beatriz Dal Bosco ; GONÇALVES, Flávia
Resumo:
O desenvolvimento de projetos temáticos permite aos alunos analisar os problemas e acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua bagagem sociocultural. Por meio dele, o aprendizado deixa de ser uma mera reprodução do conhecimento, pois o aluno torna-se corresponsável pela sua aprendizagem e o professor torna-se um orientador, a ponte entre o que se sabe e o conhecimento novo. Baseado nestes aspectos, neste capítulo será relatada a experiência do desenvolvimento de um projeto temático na disciplina Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, do Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR – Londrina, experiência que vem sendo realizada desde 2010. A partir da temática “compostagem” os alunos foram levados a analisar o problema levantado, planejar ações, resolver problemas, tomar decisões, desenvolver estratégias e a envolver-se na tarefa de aprendizagem a partir da vivência das mais variadas atividades (pesquisas, trabalhos em grupo e de campo, entre outros). Pode-se afirmar que o trabalho realizado nesta disciplina teve boa aceitação por parte dos alunos, sendo uma proposta alternativa viável para o ensino de engenharia, pois considera a formação global do aluno e torna o processo de ensino e aprendizagem mais significativo, cooperativo e interessante.
44 downloads
DOI: 10.5151/9788580392371-10
Como citar:
DAL BOSCO, Tatiane Cristina; REZZADORI, Cristiane Beatriz Dal Bosco; GONÇALVES, Flávia; "Projetos temáticos como alternativa para o ensino de compostagem: um relato de experiência", p. 255-266. Compostagem e vermicompostagem de resíduos sólidos: resultados de pesquisas acadêmicas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392371, DOI 10.5151/9788580392371-10