Programa e método de leitura na reforma educacional goiana de 1930

NAVES, Juliana de Sousa ; GONÇALVES, Ana Maria

Resumo:

O presente trabalho aborda a situação do Ensino Primário em Goiás, no que se refere à organização e às propostas para o ensino da leitura, assim como aos métodos indicados no currículo estabelecido pela reforma de 1930. No Brasil, em Goiás não foi diferente, a última década do século XIX foi marcada pela centralidade dos debates em torno da educação e a defesa do Ensino Primário para todos, como elemento estratégico do projeto liberal de sociedade. Nesse contexto difundia-se a ideia de uma escola nova para a formação do homem novo, articulada com as exigências do desenvolvimento industrial e o processo de urbanização. Inspirados nas experiências educacionais europeias, os legisladores brasileiros passaram a reformar a instrução pública no país. A primeira lei goiana sobre o Ensino Primário foi a Lei nº 13, de 23 de julho de 1835. No período subsequente, inúmeras outras foram implantadas. Analisar as orientações para o ensino de leitura no programa de ensino de 1930 é o objetivo desta pesquisa, tendo por princípio que o prescrito não é necessariamente o que se realiza em sala de aula. Os resultados indicam que o programa de ensino proposto para as escolas primárias goianas de 1930, no que refere à leitura e suas práticas, apresenta um conjunto de prescrições para os mestres, quanto aos conteúdos, métodos, materiais e seus usos, todavia, reconhece os limites advindos da ausência de formação dos professores.

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DOI: 10.5151/9788580391664-17

Como citar:

NAVES, Juliana de Sousa; GONÇALVES, Ana Maria; "Programa e método de leitura na reforma educacional goiana de 1930", p. 297-312. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-17