Professor tem Estilo?
FAIRCHILD, Thomas Massao;
Resumo:
Os procedimentos adotados por quem analisa uma aula de Língua Portuguesa por vezes não são explícitos ou claramente definidos – é comum que variem dentro de um mesmo trabalho. A leitura de relatórios de estágio e outros textos que se propõem a esse tipo de discussão mostra que o tratamento das práticas de ensino quase sempre toma uma das seguintes formas:1. O pesquisador dá sua opinião sobre a aula discutida. Esse procedimento resulta em afirmações do tipo “a escolha do texto pelo professor infelizmente não foi muito adequada à faixa etária/à realidade/ao nível de leitura dos alunos”, ou inversamente, “a atividade foi muito produtiva, os alunos participaram fazendo muitas perguntas”. Seja ao criticar ou ao referendar a aula, esse procedimento não dá maiores esclarecimentos sobre as causas dos problemas ou do sucesso constatados. É comum, aliás, que a opinião do pesquisador apareça sem apoio em dados ou quaisquer outras evidências.
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Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9788580391824-13
Como citar:
FAIRCHILD, Thomas Massao;
"Professor tem Estilo?",
p. 269 -286.
In:
Rumos da linguística brasileira no século XXI.
São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391824,
DOI 10.5151/9788580391824-13