Professor tem Estilo?
FAIRCHILD, Thomas Massao
Resumo:
Os procedimentos adotados por quem analisa uma aula de Língua Portuguesa por vezes não são explícitos ou claramente definidos – é comum que variem dentro de um mesmo trabalho. A leitura de relatórios de estágio e outros textos que se propõem a esse tipo de discussão mostra que o tratamento das práticas de ensino quase sempre toma uma das seguintes formas:
1. O pesquisador dá sua opinião sobre a aula discutida. Esse procedimento resulta em afirmações do tipo “a escolha do texto pelo professor infelizmente não foi muito adequada à faixa etária/à realidade/ao nível de leitura dos alunos”, ou inversamente, “a atividade foi muito produtiva, os alunos participaram fazendo muitas perguntas”. Seja ao criticar ou ao referendar a aula, esse procedimento não dá maiores esclarecimentos sobre as causas dos problemas ou do sucesso constatados. É comum, aliás, que a opinião do pesquisador apareça sem apoio em dados ou quaisquer outras evidências.
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DOI: 10.5151/9788580391824-13
Como citar:
FAIRCHILD, Thomas Massao; "Professor tem Estilo?", p. 269-286. Rumos da linguística brasileira no século XXI - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391824, DOI 10.5151/9788580391824-13