Agradecimentos, prefácio, listas

ROCHA, José Leandro Silva; BEINEKE, Viviane;

Resumo:

Aprendizagem criativa de piano em grupo nos apresenta um grande desafio: articular os campos teóricos da aprendizagem criativa, da formação de professores e do ensino de piano em grupo. Esses três eixos, que conduzem a construção da pesquisa, estão presentes também nas trajetórias criativo-musicais do autor da obra, José Leandro Silva Rocha, enquanto músico-pianista, músico-professor e músico-compositor. A combinação desses eixos resulta em várias camadas que sustentam e oferecem diferentes perspectivas à pesquisa, e cada uma delas pode ser colocada em destaque ou ao fundo, permitindo uma diversidade de olhares para o trabalho.O livro nos brinda com uma cuidadosa revisão bibliográfica no campo da aprendizagem criativa e suas interlocuções com pesquisas sobre o ensino de piano em grupo no ensino superior. Nesse caminho, o autor estabelece relações entre esses campos, construindo a argumentação que sustenta o trabalho. Destaca-se o olhar para a criatividade na educação musical, que percorre os conceitos de composição, de práticas criativas e de aprendizagem criativa, associados aos processos de ensino e aprendizagem de piano em grupo.

0:

Palavras-chave: