Agradecimentos, biografia da autora, sumário e prefácio

FONSECA, Letícia Pedruzzi;

Resumo:

Ao longo da pesquisa de mestrado, quando meu objeto de estudos era o Jornal do Brasil, conheci Julião Machado. As menções sobre o impacto que a produção do artista gráfico causou no Brasil, na ocasião em que se associou a Olavo Bilac, chamaram minha atenção. Desse primeiro contato, surgiu a curiosidade de saber mais sobre o assunto, o que me levou ao tema deste projeto de doutorado, focado nas revistas A Cigarra e A Bruxa, nas quais Julião atuava como diretor artístico, e Bilac, como diretor de redação. Umas das informações que me instigaram foi o relato sobre o sucesso prodigioso d’A Bruxa, lançada em 1896, cujos cartazes, expostos em cavaletes nas lojas e nas confeitarias chiques, causavam sensação pela qualidade sofisticada de sua arte e de seu acabamento, inaugurando uma nova era na imprensa de variedades. Ali, entre vinhetas de diabinhos e bruxinhas, entre títulos que invadiam as áreas do texto, entre as caricaturas de Julião, nas quais expressava, às vezes com um único traço, toda a concepção da figura, vibrava o texto humorístico e sofisticado do próprio editor, Olavo Bilac, e do poeta Guimarães Passos (lustosa, 1993, p. 95-96). 

0:

Palavras-chave: