Agradecimentos, biografia da autora, sumário e prefácio
Fonseca, Letícia Pedruzzi
Resumo:
Ao longo da pesquisa de mestrado, quando meu objeto de estudos era o Jornal do Brasil, conheci Julião Machado. As menções sobre o impacto que a produção do artista gráfico causou no Brasil, na ocasião em que se associou a Olavo Bilac, chamaram minha atenção. Desse primeiro contato, surgiu a curiosidade de saber mais sobre o assunto, o que me levou ao tema deste projeto de doutorado, focado nas revistas A Cigarra e A Bruxa, nas quais Julião atuava como diretor artístico, e Bilac, como diretor de redação.
Umas das informações que me instigaram foi o relato sobre o sucesso prodigioso d’A Bruxa, lançada em 1896, cujos cartazes, expostos em cavaletes nas lojas e nas confeitarias chiques, causavam sensação pela qualidade sofisticada de sua arte e de seu acabamento, inaugurando uma nova era na imprensa de variedades. Ali, entre vinhetas de diabinhos e bruxinhas, entre títulos que invadiam as áreas do texto, entre as caricaturas de Julião, nas quais expressava, às vezes com um único traço, toda a concepção da figura, vibrava o texto humorístico e sofisticado do próprio editor, Olavo Bilac, e do poeta Guimarães Passos (lustosa, 1993, p. 95-96).
44 downloads
DOI: 10.5151/9788580391978-00
Como citar:
FONSECA, Letícia Pedruzzi; "Agradecimentos, biografia da autora, sumário e prefácio", p. 1-12. Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898 - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391978, DOI 10.5151/9788580391978-00