Práticas de letramento na Educação Infantil: a experiência a partir da prática
NASCIMENTO, Liliane Querino do ; AMARAL, Cláudia Tavares do ; MOURA, Juçara Gomes ; ROSSI, Maria Aparecida Lopes ; MAGALHÃES, Adriana Aparecida Pereira ; SOUSA, Maria Luiza Santos
Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de práticas de letramento e de alternativas de intervenção na sala de aula para despertar o gosto pela leitura e pelos livros. O presente relato de experiência parte de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – desenvolvidas em uma Escola Municipal de Catalão – GO, com alunos integrantes da Educação Infantil, especificamente do Jardim II. A proposta era contribuir para o processo de construção do letramento na Educação Infantil por meio da aplicação de atividades lúdicas como músicas, parlendas, poesias e livros de literatura infantil, contação de histórias, reconto oral e dramatização. Para a realização deste relato de experiência, ocorreram encontros semanais de planejamento como também a realização de atividades na escola campo. As atividades foram realizadas a partir das reflexões de Bajard (2012), Ferreiro (1999) e Abramovich (1997). Assim, concluiu-se com as experiências que as atividades voltadas ao letramento facilitam a aquisição das habilidades de leitura e de escrita de maneira significativa para a criança, reduzindo as dificuldades de compreensão dos códigos linguísticos durante o processo de pré-alfabetização. Além disso, percebeu-se que as experiências e práticas realizadas em sala tiveram expressiva relevância para a formação dos alunos, por causa do contato com os vários gêneros textuais e com as literaturas escolhidas.
29 downloads
DOI: 10.5151/9788580391664-15
Como citar:
NASCIMENTO, Liliane Querino do; AMARAL, Cláudia Tavares do; MOURA, Juçara Gomes; ROSSI, Maria Aparecida Lopes; MAGALHÃES, Adriana Aparecida Pereira; SOUSA, Maria Luiza Santos; "Práticas de letramento na Educação Infantil: a experiência a partir da prática", p. 265-280. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-15