Plantas transgênicas: fundamentos, métodos de produção e aplicações

SOARES-COSTA, Andrea; SCHNEIDER, Vanessa Karine; NAKAYAMA, Darlan Gonçalvez; ARENCIBIA, Ariel D.; HENRIQUE-SILVA, Flavio;

Resumo:

As plantas transgênicas são organismos geneticamente modificados, ou seja, passam por um processo de transferência de um ou mais genes de um organismo para o vegetal sem que ocorra fecundação. Esse processo é denominado transformação genética de plantas. Os vegetais transformados geneticamente são chamados de transgênicos. Essa tecnologia advém de uma área específica chamada biotecnologia vegetal.O termo biotecnologia foi utilizado pela primeira vez, em 1919, pelo húngaro Karl Ereky, que o definiu como sendo a aplicação de técnicas biológicas em organismos vivos, para obtenção de um produto, processo ou serviço para fins práticos ou industriais. Esta tecnologia pode englobar abordagens variadas, desde a utilização de micro-organismos fermentadores para a produção de alimentos e bebidas (pães, cerveja, vinho e outros) como é realizado há milhares de anos, até abordagens mais contemporâneas de manipulação genética que resultem, por exemplo, na produção de plantas transgênicas para produção de proteínas recombinantes de interesse farmacológico. Desta maneira, a Biotecnologia Vegetal é uma área que engloba procedimentos que permitem a manipulação de plantas para obtenção de novas características de interesse agrícola ou a sua utilização para obtenção de produtos ou a realização de determinadas funções.

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788521211150-18

Como citar:

SOARES-COSTA, Andrea; SCHNEIDER, Vanessa Karine; NAKAYAMA, Darlan Gonçalvez; ARENCIBIA, Ariel D.; HENRIQUE-SILVA, Flavio; "Plantas transgênicas: fundamentos, métodos de produção e aplicações", p. 649 -674. In: Biotecnologia Aplicada à Agro&Indústria - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788521211150, DOI 10.5151/9788521211150-18