Percepção de anfíbios na área de proteção ambiental do rio Curiaú, Macapá, Amapá, Brasil

LIMA, Janaina Reis Ferreira ; LIMA, Jucivaldo Dias ; Silva, Raullyan Borja Lima e ; ANDRADE, Gilda Vasconcellos de

Resumo:

A etnozoologia estuda o conhecimento tradicional do homem sobre os animais e os pensamentos e percepções das relações entre a população e esses animais. O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos anfíbios pelos moradores das comunidades de Curiaú de Fora, Curiaú de Dentro e Casa Grande na Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú, como subsídios para sensibilização dos moradores quanto à preservação das espécies e dos ambientes utilizados pelas espécies de anfíbios na APA. Foram realizadas dezessete entrevistas, sendo oito na Casa Grande, sete no Curiaú de Fora e duas no Curiaú de Dentro. Oitenta por cento dos entrevistados são do estado do  Amapá, nativos do Curiaú. De modo geral, os moradores utilizam água proveniente de poços artesianos, sendo que 94,12% possuem banheiros, 93,75% fossa séptica em suas residências e 82,35% do lixo é coletado pela prefeitura, mostrando que a comunidade apresenta práticas adequadas. Todos os entrevistados afirmaram que os rios, lagos, mares e os animais fazem parte do meio ambiente; apesar disso, alguns ainda não souberam afirmar o que faz parte do meio ambiente. Vários problemas foram citados como existentes na área, dos quais o lixo jogado ao céu aberto foi o principal. Segundo os moradores, esse problema é causado por pessoas que não residem na área, facilitado pela deficiência de fiscalização dos órgãos competentes e policiamento local. Os entrevistados não souberam responder o que era um anfíbio, mas todos sabem o que é um sapo. Essas observações mostram que a falta de informação sobre esses animais pode ser responsável pela aversão das pessoas e consequente diminuição ou extermínio desses animais na área. Apesar de 76,47% dos moradores saberem que os anfíbios são importantes no ambiente, ainda não conseguem descrever os problemas que a falta desses animais pode causar nele.

Os anfíbios apresentam papel importante na natureza, uma vez que controlam os insetos que causam doenças como dengue, malária, febre amarela, zika e chicungunha, além de manter os roedores e cobras no ambiente natural, já que servem como presas para esses animais. Portanto, faz-se necessária a implementação de projetos que levem informações sobre os anfíbios para a comunidade do rio Curiaú, com o objetivo de sensibilizar os moradores sobre a importância dos anfíbios e dos ambientes que esses animais utilizam para a reprodução para a comunidade em geral.

41 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580392197-05

Como citar:

LIMA, Janaina Reis Ferreira; LIMA, Jucivaldo Dias; SILVA, Raullyan Borja Lima e; ANDRADE, Gilda Vasconcellos de; "Percepção de anfíbios na área de proteção ambiental do rio Curiaú, Macapá, Amapá, Brasil", p. 91-118. Conhecimento e manejo sustentável da biodiversidade amapaense. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392197, DOI 10.5151/9788580392197-05