Percepção ambiental e uso da herpetofauna na área de proteção ambiental da Fazendinha, Macapá, Amapá, Brasil

LIMA, Jucivaldo Dias; LIMA, Janaina Reis Ferreira; REIS, Francinelle Miranda dos; SILVA, Antonio Fernando Costa da; SILVA, Raullyan Borja Lima e; ANDRADE, Gilda Vasconcellos de;

Resumo:

Existem estudos sobre a composição e a riqueza de espécies da herpetofauna na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha (APA Fazendinha); no entanto, nenhum especificamente relaciona a herpetofauna e sua interação com as comunidades de entorno. Este estudo teve como objetivo verificar a percepção ambiental e o uso da herpetofauna. Assim, ele foi realizado com quatro turmas do 6º ano do ensino fundamental em duas escolas da rede municipal de Macapá e Santana. O estudo teve como foco a APA da Fazendinha, 0º3’2,65’’S e 51º7’40,44’’W), situada no distrito da Fazendinha, Macapá. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação de questionário em quatro escolas, totalizando 125 entrevistados durante todo o estudo. A percepção ambiental foi considerada importante para os alunos como fator de esclarecimento que leva à conservação da APA da Fazendinha e consequentemente das espécies. Os alunos demonstraram compreender e perceber os problemas ambientais que a APA sofre, porém, não se incluem ou incluem suas famílias como parte do problema. Com este estudo, espera-se que haja um aumento da percepção dos alunos sobre a importância de se preservar e respeitar os limites da natureza, especialmente entre os alunos que possuem papel importante na preservação e na nova percepção de que eles são parte importante da solução.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392197-06

Como citar:

LIMA, Jucivaldo Dias; LIMA, Janaina Reis Ferreira; REIS, Francinelle Miranda dos; SILVA, Antonio Fernando Costa da; SILVA, Raullyan Borja Lima e; ANDRADE, Gilda Vasconcellos de; "Percepção ambiental e uso da herpetofauna na área de proteção ambiental da Fazendinha, Macapá, Amapá, Brasil", p. 119 -132. In: Conhecimento e Manejo Sustentável da Biodiversidade Amapaense. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392197, DOI 10.5151/9788580392197-06