Otimização de um modelo de via férrea com vistas à minimização de vibrações

SILVA, Gabriel Gomes ; Borges, Romes Antonio

Resumo:

Vibrações transmitidas no solo oriundas da passagem de trens em vias férreas tem sido foco de diversos estudos na atualidade na busca por soluções que visem à minimização dos efeitos causados por esta dinâmica, como desconforto nos passageiros, danos na própria via férrea e em estruturas próximas a mesma. O presente trabalho busca, a partir de análise de um modelo de via férrea, minimizar os deslocamentos na fundação do sistema. O modelo da via férrea consiste em um acoplamento entre trilhos, dormentes e fundações, sendo o movimento dos trens representado por força de impulso pontual sobre os trilhos. Técnicas numéricas como as da família de Newmark foram utilizadas para resolução do modelo matemático. A partir das respostas de vibração obtidas utilizou-se do algoritmo de colônia artificial de abelhas com objetivo de otimizar o sistema, permitindo encontrar valores ótimos para as variáveis de projeto que atenuaram significativamente os deslocamentos nas fundações.

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a, t, e, i, c, n, , S, X

DOI: 10.5151/9788580392234-26

Como citar:

SILVA, Gabriel Gomes; BORGES, Romes Antonio; "Otimização de um modelo de via férrea com vistas à minimização de vibrações", p. 395-408. Tecnologias em pesquisa: engenharias. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392234, DOI 10.5151/9788580392234-26