Os feminismos e a ausência das mulheres nos livros didáticos de História

FERREIRA, Juliana Kummer Perinazzo; GRISOLIO, Lilian Marta;

Resumo:

O trabalho ora apresentado é parte integrante da pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão, e trata a questão da exclusão e do silenciamento feminino nos livros didáticos de História. Busca-se, a partir do estudo sobre a questão de gênero e representação da mulher, analisar os caminhos percorridos pelo movimento feminista, destacando algumas contribuições e avanços do movimento para a história das mulheres e sua representação social. Por meio dessas conquistas, buscamos discutir as mudanças que ocorreram, então, na sociedade, pois, de acordo com as pesquisas preliminares, constata-se uma ausência das questões da mulher e suas realizações nos livros didáticos de História. Entendemos ser fundamental fomentar o debate que vise à valorização das questões do feminino, considerando a vital importância das mulheres como parte essencial da nossa História. Reconhece-se, aqui, a escola por sua importância e função social, local privilegiado para esse debate. Dessa forma, esta pesquisa reflete sobre as relações de poder e a representação do feminino nos livros didáticos, e o papel que a escola desempenha para a implantação de uma sociedade igualitária e não sexista.

0:

This ongoing research in the Professional Masters in History of UFG - Regional Catalan, part of the reflections related to studies on gender and representation of women and aims to analyze the paths taken by the feminist movement highlighting some contributions and achievements of even the history of women. And through these achievements, discuss the changes that have occurred
in society, since according to preliminary research notes is an absence and silencing of women’s issues in the textbooks of history. We understand how important foster debate aimed at the enhancement of female issues, considering the vital importance of women as an essential part of our history. It is understood here to school, because of its importance and social function, a prime location for this debate. Thus, this research seeks to reflect on relations of power and the female representation in textbooks and the role that the school plays in the implementation of non-sexist egalitarian society.

Palavras-chave: history of feminisms, education, teaching history, textbooks,

DOI: 10.5151/9788580391664-04

Como citar:

FERREIRA, Juliana Kummer Perinazzo; GRISOLIO, Lilian Marta; "Os feminismos e a ausência das mulheres nos livros didáticos de História", p. 73 -88. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-04