Os feminismos e a ausência das mulheres nos livros didáticos de História
FERREIRA, Juliana Kummer Perinazzo ; GRISOLIO, Lilian Marta
Resumo:
O trabalho ora apresentado é parte integrante da pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão, e trata a questão da exclusão e do silenciamento feminino nos livros didáticos de História. Busca-se, a partir do estudo sobre a questão de gênero e representação da mulher, analisar os caminhos percorridos pelo movimento feminista, destacando algumas contribuições e avanços do movimento para a história das mulheres e sua representação social. Por meio dessas conquistas, buscamos discutir as mudanças que ocorreram, então, na sociedade, pois, de acordo com as pesquisas preliminares, constata-se uma ausência das questões da mulher e suas realizações nos livros didáticos de História. Entendemos ser fundamental fomentar o debate que vise à valorização das questões do feminino, considerando a vital importância das mulheres como parte essencial da nossa História. Reconhece-se, aqui, a escola por sua importância e função social, local privilegiado para esse debate. Dessa forma, esta pesquisa reflete sobre as relações de poder e a representação do feminino nos livros didáticos, e o papel que a escola desempenha para a implantação de uma sociedade igualitária e não sexista.
36 downloads
DOI: 10.5151/9788580391664-04
Como citar:
FERREIRA, Juliana Kummer Perinazzo; GRISOLIO, Lilian Marta; "Os feminismos e a ausência das mulheres nos livros didáticos de História", p. 73-88. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-04