O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Mediação da Especialização em TIC Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos

Pereira, Natana Lopes ; Spanhol, Fernando José ; Almeida, Thabata Clezar de

Resumo:

O desenvolvimento das tecnologias impulsionou o surgimento da cultura digital, tendo como principal característica o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e propondo maior acesso ao processo de ensino aprendizagem e na construção competência virtual individual.
Nesse contexto, destaca-se o estudo de caso realizado no curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos (Pós TIC Senasp), da Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Araranguá.

52 downloads

DOI: 10.5151/9788580391763-15

Referências bibliográficas
  • ALVES, R. M. Gestão educacional e novas tecnologias da informação comunicação: atualizações necessárias disponíveis para a cultura educacional. Revista PUC-SP, São Paulo, v. 12, n. 2, 2014.
  • ANDRADE, L. M.; SILVA, F. C. Tecnologias de Informação e Comunicação: as influências das novas tecnologias perante a sociedade. Associação de Leitura do Brasil, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal4/comunicacoesPDF/62_tecnologiasFABIANO.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2015.
  • BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. MJ oferece vagas para pós-graduações em segurança pública. Brasília, DF, 2015. Disponível em:<http://www.justica.gov.br/noticias/mj-oferece-vagas-para-pos-graduacoes-emseguranca-publica-oferecem-250-vagas-em-cinco-estados/>. Acesso em: 9 ago. 2015.
  • CORREIA, R. L.; SANTOS, J. G. A importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação a Distância (EAD) do Ensino Superior (IES). Revista Aprendizagem em EAD, Distrito Federal, v. 2, n. 1, 2013. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead/article/viewFile/4399/2899>. Acesso em: 30 jun. 2015.
  • DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada. Blumenau, v. 2, n. 4, p. 1-13, 2008. Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_quantitativos_e_qualitativos_um_resgate_teorico.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2015.
  • GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • LUNARDI, G. M. Processo 23080.003511/2013-69. Araranguá: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
  • NAKAYAMA, M. K. et al. A atuação da Universidade Federal de Santa Catarina no Programa Aluno Integrado: um projeto de extensão. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96862/A%20ATUA%C3%87%C3%83O%20DA%20UNIVERSIDADE%20FEDERAL%20DE%20SANTA%20CATARINA%20NO%20PROGR.pdf?sequence=1>. Acesso em: 28 jun. 2015.
  • PACHECO, A. S. V. et al. Ambientes computacionais e Tecnologias da Informação para a gestão do conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.
  • PACHECO, A. S. V. et al. Ambientes computacionais e Tecnologias da Informação para a gestão do conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.
  • PEREIRA, D. M.; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Caderno de Ciências Sociais Aplicadas. Bahia, n. 10, 2010. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891>. Acesso em: 03 jul. 2015.
  • PEREIRA, N. L. Avaliação dos sistemas computacionais utilizados no curso Pós TIC SENASP- UFSC. Araranguá. 2015. 55 p. (Relatório de Estágio II - UFSC)
  • ROSSETI, A.; MORALES, A. B. O papel da tecnologia da informação e na gestão do conhecimento. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan.-abr., 2007. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1191/1363>. Acesso em: 18 jun. 2015.
  • SILVA, E. R. G.; OLIVEIRA, T. P. S.; ARAÚJO, T. S.; ROVER, A. J. Sistema integrado de gestão da informação para segurança pública. 3ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Vigo, Espanha, 2008. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/viewFile/511/436>. Acesso em: 20 jun. 2015.
  • SILVA, J. F.; SCHIMIGUEL, J. O uso das TICs no ensino superior: a integração de diferentes tecnologias à educação estatística. Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul, São Paulo, v.1, n.1, 2012. Disponível em <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/viewFile/511/436>. Acesso em: 20 abr. 2015.
  • SILVA, R. P. Educação e segurança pública: uma perspectiva de cidadania e Direitos Humanos. Revista Espaço Acadêmico. v.11, n.125, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/>. Acesso em: 20 abr. 2015.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Sistemas de Gestão Adimistrativa. Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://egestao.ufsc.br/>. Acesso em: 16 maio. 2016.
Como citar:

PEREIRA, Natana Lopes; SPANHOL, Fernando José; ALMEIDA, Thabata Clezar de; "O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Mediação da Especialização em TIC Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos", p. 197-206. Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391763, DOI 10.5151/9788580391763-15