O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PERSONALIDADE COMO FENÔMENO SOCIAL

Silva, Bráulio Ramos; Silva, Altina Abadia da;

Resumo:

Esse texto é resultado de uma profícua incursão realizada no universo do referencial marxista, jornada que foi iniciada graças aos estudos proporcionados pela minha dissertação de mestrado que agora encontra-se em fase final de análise dos dados e de sua redação, esta que buscou compreender o trabalho docente e sua relação com o fenômeno da personalidade desse sujeito que é o professor da educação infantil. Aqui nesse pequeno recorte, coloca-se objetivo, a apresentação do conceito de Personalidade segundo o materialismo histórico-dialético, buscando aos poucos, pensar sua relação com o trabalho docente, ou seja, arrazoar as repercussões da constituição desta individualidade humana a partir das atividades produtivas relacionadas à docência no contexto da educação infantil. Ao longo do documento perceberemos que a personalidade é determinada por multíplices fatores e o trabalho é um dos principais determinantes, e ao pensarmos um sujeito assim como uma personalidade concreta, tomemos as palavras de Marx quando este coloca que “o concreto é concreto por ser uma síntese de múltiplas determinações, logo, unidade da diversidade” (MARX, 1973, p. 229), ou seja, ainda que não esqueçamos que nosso sujeito é o conjunto das relações sociais, produto e produtor do gênero humano, portanto, sujeito às várias determinações histórico-sociais, a atividade por ele realizada, principalmente sua docência, esse elemento fundamentalmente humanizador, muitas vezes está sujeito aos riscos de entregar-se às práticas ritualizadas, às relações sociais reificadas e por fim, culminar na crescente fetichização da personalidade que por vezes contribui para o esvaziamento do trabalho do professor.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap1

Referências bibliográficas
  • DUARTE, Newton. O Bezerro de Ouro, O fetichismo da mercadoria e o fetichismo da individualidade. In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da Individualidade. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, p. 1-18, 2012.
    FACCI, Marilda G. Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.
    FILHO, Antônio Euzébios e GUZZO, Raquel Souza Lobo. Marxismo e teoria da personalidade: uma análise do sujeito histórico. Cadernos Cemarx, n. 6. p. 45-60, 2009.
    GONZÁLEZ REY, Fernando e MITJÁNS MARTINEZ, Albertina. La personalidad: Su Educación y desarrollo. Habana: Pueblo y Educación, 1989.
    LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
    MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. In: Coleção formação de professores. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
    MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. ______. O Capital. Livro 1, vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
    MARX, K. Andamp; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. MÉSZÁROS, István. Marx: A teoria da Alienação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
    PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. N. 71. 2. ed. p. (45-78), Campinas: Cedes, 2000.
    SÈVE, Lucién. Marxismo e a teoria da Personalidade. v. 3. Lisboa: Livros Horizonte, 1979.
Como citar:

SILVA, Bráulio Ramos; SILVA, Altina Abadia da; "O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PERSONALIDADE COMO FENÔMENO SOCIAL", p. 11 -28. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap1