O PROJETO A LÍNGUA PORTUGUESA NO SEMIÁRIDO BAIANO – FASE 3: CRITÉRIOS DE CONSTITUIÇÃO E DA AMOSTRAGEM DO BANCO DE DADOS

ARAUJO, Silvana Silva de Farias; ALMEIDA, Norma Lucia F. de;

Resumo:

O projeto de pesquisa A Língua Portuguesa no Semiárido Baiano foi implementado no ano de 1996 (embora só tenha sido oficializado em 1998), na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, sob a coordenação das professoras Norma Almeida e Zenaide Carneiro. Inicialmente, as atividades do projeto centraram-se na formação de corpora gravados em comunidades rurais da região semiárida baiana. A gravação desse material começou em 1996 e estendeu-se até o ano de 2001, tendo sido contempladas comunidades localizadas em diferentes regiões sertanejas da Bahia. O critério utilizado para a realização da coleta de dados foi o de que as localidades apresentassem formações sócio-histórico-demográficas diferenciadas, fazendo parte, principalmente, de dois importantes fatores do processo de urbanização do interior do estado (ALMEIDA; CARNEIRO, 1999), a saber, os chamados ciclos da agropecuária, cujas origens remontam aos séculos XVII a XIX – Jeremoabo e Feira de Santana –, e da mineração, com origens mais densamente vinculadas ao século XVIII – Rio de Contas e Caém. Esse corpus foi publicado, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, por Almeida e Carneiro (2008), e diversas análises linguísticas vêm sendo realizadas, mesmo antes da publicação, já tendo servidocomo base empírica para artigos, monografias, dissertações e tese de doutorado (ALMEIDA; CARNEIRO, 2014). No ano de 2007, o projeto entrou numa nova fase, denominada Fase 3, quando as atenções voltaram-se para a zona urbana de Feira de Santana/BA. Após já ter se delineado um quadro do português rural falado em comunidades rurais baianas, cabia aos pesquisadores do projeto a desafiadora e necessária tarefa de procurar traçar uma descrição sociolinguística do português falado em uma cidade tão múltipla como Feira de Santana. Iniciaram-se, assim, naquele ano, novamente com o apoio da UEFS e da FAPESB, as gravações na sede do município, que é o segundo do estado da Bahia em termos populacionais, ficando atrás apenas da capital. Para essa nova etapa, o projeto contou com a coordenação de mais duas professoras, Eliana Pitombo e Silvana Araujo, além da colaboração de voluntários e de dez bolsistas de Iniciação Científica. É sobre essa fase do projeto que se discorre neste texto.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/BlucherOA-MCMDS-3cap

Referências bibliográficas
  • ALMEIDA, N. L. F. de; ZENAIDE O. N. A língua portuguesa falada no semi-árido baiano: algumas considerações. In: Múltiplos olhares sobre a língua: Anais do Congresso de Língua Falada e Escrita, Maceió: UFAL, 1999.
    ALMEIDA, N. L. F. de; ZENAIDE O. N. Coleção Amostras da língua falada no semiárido baiano. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana/FAPESB, 2008.
    ALMEIDA, N. L. F. de; ZENAIDE O. N. A varação linguística no semiárido baiano. Feira de Santana: UEFS Editora, 2014.
    ARAUJO, S. S. F. A concordância verbal e sua importância para os estudos sobre a formação do português brasileiro. Papia (Brasília), v. 22(1), p. 91-110, 2012.
    ARAUJO, S. S. F.; ARAUJO, J. M. O. A Formação sócio-histórica do Português do Brasil: contribuições do recôncavo baiano. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, Niterói, n. 39, p. 95-116, 2009.
    BORTONI-RICARDO, S. M.; SILVA, M. G. T.; CAXANGÁ, M. R. R.; LINS, M. V. Raízes sociolingüísticas do analfabetismo no Brasil. In: Acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, v. 04, 2008. p. 215-234.
    FREITAS, N. B. Urbanização em Feira de Santana: influência da industrialização 1970-1996. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.
    GALVÃO, Renato de Andrade. Os povoadores da região de Feira de Santana. Sitientibus, n. 1, p.25-311982.
    HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Rio de Janeiro: IPEA, 2001.
    LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Tradução Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].
    LUCCHESI, Dante. As duas grandes vertentes da história sociolingüística do Brasil (1500-2000). DELTA. São Paulo. v.17, n.1, p. 97-132, 2001.
    LUCCHESI, Dante. História do contato entre línguas no Brasil. In: LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza. (Org.). O Português Afro-Brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 41-73.
    LUCCHESI, Dante. Norma lingüística e realidade social. In: BAGNO, Marcos (Org.). Lingüística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 63-92.
    LUCCHESI, Dante. Parâmetros sociolingüísticos do português brasileiro. Revista da ABRALIN, v. 5, n. 1 e 2, 2006. p. 83-112.
    LUCCHESI, Dante. Variação e norma: elementos para uma caracterização sociolingüística do português do Brasil. Revista Internacional de Língua Portuguesa, n.12, 1994. p.17-28.
    MOREIRA, V. D. Projeto Memória da Feira Livre de Feira de Santana. Texto nº2. A feira está morta. Viva a feira! Sitientibus, v. 3, n.5, p. 171-176, 1986.
    OLIVEIRA E SILVA, G. Coleta de dados. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (Orgs.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 117-133.
    OLIVEIRA, C. F. R. M. De empório a princesa do sertão: utopias civilizadoras em Feira de Santana (1893-1937). 128 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2000.
    POPPINO, R. E. Feira de Santana. Salvador: Itapuã, 1968.
    SANTANA, J. C. D. “Todos os caminhos levam a Feira de Santana”: uma viagem sociolinguística para o estudo dos pronomes objetos no português urbano falado. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
    SANTOS, A. S. A variação entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito no português falado em Feira de Santana. Dissertação. (Mestrado em Estudos linguísticos). Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
    SILVA NETO, S. Introdução ao estudo da língua portuguesa no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: INL, 1963.
    SILVA, M. S. Os sertões oitocentistas na historiografia baiana: notas sobre a escravidão. In: NEVES, E. F. (Org.). Sertões da Bahia: Formação social, desenvolvimento econômico, evolução política e diversidade cultural. Salvador: Editora Arcádia, 2011.p. 15-50.
    SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA (SEI). Disponível em Andlt;http://www.sei.ba.gov.brAndgt;. Acesso em: 23. nov. 2011.
    WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança lingüística. Tradução de Marcos Bagno; revisão técnica Carlos Alberto Faraco; posfácio de Maria da Conceição Paiva e Maria Eugênia L. Duarte. São Paulo: Parábola Editorial, 2006 [1968].
Como citar:

ARAUJO, Silvana Silva de Farias; ALMEIDA, Norma Lucia F. de; "O PROJETO A LÍNGUA PORTUGUESA NO SEMIÁRIDO BAIANO – FASE 3: CRITÉRIOS DE CONSTITUIÇÃO E DA AMOSTRAGEM DO BANCO DE DADOS", p. 16 -20. In: Metodologia de Coleta e Manipulação de Dados em Sociolinguística. São Paulo: Blucher, 2014.
ISBN: 978-85-8039-086-5, DOI 10.5151/BlucherOA-MCMDS-3cap