O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS ACERVOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE) .
Cirino, Darciene Barros Leão ; Peres, Selma Martines
Resumo:
A leitura abre diferentes possibilidades para pensar, compreender, imaginar e ir além do texto. Este artigo é resultado de um recorte da pesquisa de mestrado em andamento que se propõe a analisar e discutir a apropriação e uso dos livros disponibilizados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE para a formação de alunos leitores e as condições das bibliotecas escolares em uma cidade do interior de Goiás. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa, do tipo etnográfica, tendo como instrumentos a entrevista e observação de escolas dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal. Ao refletirmos sobre a biblioteca escolar e os profissionais que nela atuam, percebemos que muitas instituições do país nem sempre dispõem de espaços específicos e apropriados à leitura e, ainda, que raramente tem profissionais formados para atuarem nas bibliotecas das escolas. Neste sentido, propomos neste texto sinalizar sobre alguns aspectos importantes da biblioteca escolar, apontando para os acervos disponibilizados pelo PNBE como uma das possibilidades de formação de leitura em uma perspectiva de acesso e de democratização de bens culturais.
34 downloads
DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap7
Referências bibliográficas
- BRASIL. Lei n° 12.224 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de maio de 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm. Acesso em 06 de agosto de 2014.
- BERENBLUM, Andréia; PAIVA, Jane. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e biblioteca nas escolas públicas brasileiras. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC, 2008.
- BRASIL. Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Ministério da Educação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-apresentacao. Acesso 09/09/13.
- BUENO, Francisco da Silveira (Org.), Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. Ministério da Educação e Cultura, 5. ed. Brasília: MEC, 1965.
- CAMPELLO, Bernadete (Org.). Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Disponível em http://www. cfb.org.br/UserFiles/File/projetos/MIOLO.pdf. Acesso em 05 de julho de 2014.
- CHARTIER, Roger, A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998.
- FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na Escola. Rev. ABC: Biblioteconomia, Santa Catarina, v. 7, n. 1, 2002, p. 124-131. Disponível em http://digital.dombosco.com.br/2006/arq_img_upload/paginas/74/380_1620_1_pb.pdf. Acesso em 25 de junho de 2014.
- PAIVA, Aparecida (Org.). Literatura fora da caixa: o PNBE na escola: distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
- SILVA, Ezequiel Theodoro da. Biblioteca Escolar: da gênese à gestão. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto1988. Página 133 - 145.
- SILVA, W.C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2003.
- SOARES, Magda. Leitura e Democracia Cultural. In: PAIVA, Aparecida (et al). Democratizando a Leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2008. Página 17- 32. ZILBERMAM, Regina. Leitura Literária e outras leituras. Belo Horizonte CEALE; Autêntica, 1999. YUNES, Eliane. Por uma Politicas Nacional de Leitura. A formação do leitor: o papel das instituições de formação do professor para a educação fundamental. Caderno de Educação Básica, MEC, v. 4, 1994. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002356.pdf. Acesso em 08 de maio de 2013.
Como citar:
CIRINO, Darciene Barros Leão; PERES, Selma Martines; "O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS ACERVOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE) .", p. 111-126. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap7