O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS ACERVOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE) .
Cirino, Darciene Barros Leão ; Peres, Selma Martines
Resumo:
A leitura abre diferentes possibilidades para pensar, compreender, imaginar e ir além do texto. Este artigo é resultado de um recorte da pesquisa de mestrado em andamento que se propõe a analisar e discutir a apropriação e uso dos livros disponibilizados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE para a formação de alunos leitores e as condições das bibliotecas escolares em uma cidade do interior de Goiás. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa, do tipo etnográfica, tendo como instrumentos a entrevista e observação de escolas dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal. Ao refletirmos sobre a biblioteca escolar e os profissionais que nela atuam, percebemos que muitas instituições do país nem sempre dispõem de espaços específicos e apropriados à leitura e, ainda, que raramente tem profissionais formados para atuarem nas bibliotecas das escolas. Neste sentido, propomos neste texto sinalizar sobre alguns aspectos importantes da biblioteca escolar, apontando para os acervos disponibilizados pelo PNBE como uma das possibilidades de formação de leitura em uma perspectiva de acesso e de democratização de bens culturais.
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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap7
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Como citar:
CIRINO, Darciene Barros Leão; PERES, Selma Martines; "O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS ACERVOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE) .", p. 111-126. Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391114, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap7