O MODELO DE CAMPOS E ARMAS DA COMPETIÇÃO EM ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE ACADEMIAS: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

Camargo, Victor Hugo; Gondim, Neiomar; Hordones, Paulo Antônio;

Resumo:

O conceito de estratégia competitiva vem sendo desenvolvido desde a década de 1950, por importantes autores internacionais, atualmente temos um modelo proposto por José Celso Contador que fundamenta a competitividade de empresas a partir de conceitos como campo e arma da competição. O presente estudo tem por objetivo avaliar do ponto de vista quantitativo e também qualitativo a utilização do modelo de campos e armas da competição em produções científicas sobre academias de modelo fitness no Brasil. A pesquisa justifica-se por entender que esse modelo de avaliação da competitividade de empresa, tem grande potencial de mensuração competitiva do mercado Fitness do Brasil . Metodologicamente foi proposto uma revisão que buscasse atender aos objetivos da pesquisa. Os resultados apontaram apenas dois estudos que abordavam o modelo de campos e armas de competitividade em academias. Conclui-se que pouca atenção tem sido dada por essa importante metodologia de avaliação estratégica em estudos sobre academias no Brasil. O modelo CAC se apresenta com um passo a frente nos métodos de avaliação de empresas, principalmente brasileiras e necessita ser melhor utilizado principalmente, no ramo de academias que vem crescendo substancialmente no país.

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DOI: 10.5151/9788580391138-V3_Cap3

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Como citar:

CAMARGO, Victor Hugo; GONDIM, Neiomar; HORDONES, Paulo Antônio; "O MODELO DE CAMPOS E ARMAS DA COMPETIÇÃO EM ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE ACADEMIAS: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA", p. 36 -47. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 3. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-113-8, DOI 10.5151/9788580391138-V3_Cap3